Lombalgia

0
2171

Helena Cruz

Lombalgia é a manifestação de dor na parte inferior das costas, na zona lombar.
A lombalgia é um dos problemas de saúde mais comuns na nossa sociedade. Estima-se que 80% dos adultos sofre pelo menos um episódio de dor nas costas em algum momento da sua vida, e que em quase todas as famílias há pelo menos um elemento que sofre desta patologia. Este problema atinge todas as faixas etárias, incluindo crianças e jovens em idade escolar.
É um sintoma doloroso e extremamente incómodo que afeta o quotidiano e a qualidade de vida das pessoas atingidas.
São vários os fatores de risco que podem provocar as lombalgias. Na camada mais jovem, os desvios da coluna vertebral (hiperlordose, escoliose), as mochilas pesadas, as más posturas durante o estudo, os acidentes provenientes de atividades desportivas, são as causas mais frequentes. Nos adultos e seniores, aponta-se para o sedentarismo, períodos prolongados na mesma posição (de pé ou sentado), a má postura enquanto sentado, as tarefas de grande sobrecarga muscular, o excesso de peso corporal e as doenças degenerativas ou inflamatórias (espondilartrites, osteoporose) como causadores de lombalgia.
A solução passa em primeiro lugar pela prevenção, isto é, aumentar a mobilidade física: fazer caminhas, exercícios de baixo impacto, evitar estar muito tempo na mesma posição, corrigir as más posturas, etc. Quando a lombalgia já está instalada, é preciso tratá-la. De entre várias terapias, a Terapia de Bowen destaca-se pelos excelentes resultados no tratamento das lombalgias.

Helena Cruz
Fisioterapeuta & Terapeuta de Bowen
Contacto: 962 931 962