Junta relança Prémio António Serrano

0
2020

Na passada Segunda-feira, fez um ano desde que os membros da Assembleia de Freguesia de Pombal foram eleitos. O órgão autárquico reuniu na Charneca e perante uma sala cheia de público, deliberou por unanimidade relançar o Prémio António Gaspar Serrano.

A última reunião da Assembleia de Freguesia de Pombal ficou marcada pelas poucas cadeiras vazias no salão da Capela da Charneca e pelo relançamento do Prémio Literário António Gaspar Serrano, cuja quarta e última edição teve lugar em 2009 e teve como vencedor João Galhardo Santos.

O prémio foi sujeito a uma alteração do regulamento e pretende homenagear o poeta pombalense incentivando “a descoberta de novos valores no campo das letras, a nível nacional”. O prémio distingue, “em anos terminados em número ímpar”, uma obra inédita de poesia, conto e revelação. Pretende-se que esta última categoria seja um ensaio/crónica sobre Pombal. Cada um dos vencedores das categorias a concurso receberá um prémio monetário no valor de 750 euros e terá assegurada a edição da obra, que suportaria em 50 por cento.
Por não achar justo que os vencedores tivessem de contribuir com metade do valor do custo da edição, o PS propôs que a Junta assumisse por inteiro a edição dos trabalhos premiados, “nem que para isso seja necessário atribuir um prémio de menor valor”. A proposta foi aprovada e o regulamento será alterado.
Paula Sofia Luz manifestou o seu “regozijo” pela reedição da iniciativa, destacando o papel de relevo da personalidade que lhe dá o nome para a vida cultural do concelho: “No associativismo, na cultura e na imprensa, tinha o seu dedo”. Por esse motivo, a deputada da bancada socialista sugeriu que a Junta de Freguesia propusesse ao Município nomear “o Centro Cultural ou o Teatro-Cine” de António Gaspar Serrano, vulgarmente conhecido como o poeta O Zé Da Serra.
Nesta reunião, ficou ainda prevista a organização de uma cerimónia pública para a apresentação dos trabalhos premiados e entrega dos prémios, que se intitulará “Gala Prémio Literário António Serrano”, a ser realizada a 30 de abril de 2015, em Pombal.

Nascido em Pombal, a 30 de abril de 1903, António Gaspar Serrano esteve presente em muitas coletividades pombalenses, desportivas, recreativas ou culturais. Foi actor amador teatral, secretário e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, co-fundador do Rancho Típico de Pombal, secretário das Comissões das Festas do Bodo ou presidente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal. Durante muito tempo, publicou os seus poemas no jornal O Eco.