Junta de Freguesia de Pombal abre portas a iniciativas da comunidade

0
2061

É já este sábado e domingo que a Junta de Freguesia de Pombal dá o pontapé de partida ao projecto “Junta de Portas Abertas”. O objectivo, segundo o presidente do executivo, Pedro Pimpão, é abrir a sede daquela autarquia a acções promovidas em parceria com instituições da comunidade, podendo as mesmas ser propostas pelos interessados.
As portas abrem amanhã, dia 27, com um workshop de storytelling e expressão dramática, entre as 10h00 e as 17h00, dirigido a quem queira desenvolver as capacidades expressivas e criativas no processo de contar histórias.
O workshop é dinamizado por Francisco Gomes, actor, formador e contador de histórias que tem criado e apresentado espectáculos em todo o país. Frequentou o curso de Formação de Actores na IN IMPETUS e, desde então, tem tido formação em vários domínios e técnicas de representação. É fundador da companhia Língua de Trapo e criador do projecto Nano-contos no Facebook. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição através do e-mail galeriacabaret@gmail.com.
No dia seguinte, das 10h00 às 13h00, realiza-se o habitual rastreio de factores de risco de AVC, integrado no programa de promoção da saúde e bem-estar da Junta de Freguesia, sempre no último domingo de cada mês. Para a tarde, a partir das 16h00, fica reservado o Círculo de Pais e Mães, uma iniciativa aberta a toda a comunidade e integrada no Fórum das Famílias. “O objectivo passa por juntar famílias que já têm bebés com famílias que ainda aguardam a sua chegada, e falar sobre a maior aventura de todas: ter um filho!”, refere Pedro Pimpão, através de uma nota de imprensa. “O que esperar do parto, do pós-parto e do puerpério? Quais são na prática os verdadeiros desafios da amamentação? Ou, até, qual o papel do pai no meio disto tudo?”, são algumas das questões a debater nesta “conversa informal e descontraída”, adianta o presidente. “Queremos juntar famílias num espaço seguro, para que pais e mães possam partilhar as suas experiências, aprender entre si e ganhar confiança num papel que tantas vezes achamos que não estamos preparados”, refere. As inscrições são gratuitas, mas devem ser formalizadas através do email circulosdaparentalidade@gmail.com.
A todos os que estejam interessados em propor alguma iniciativa para as próxima edições do projecto “Junta de Portas Abertas”, está disponível o email presidente@freguesia-pombal.pt.