Infraestruturas de Portugal aplicam traço contínuo no IC8

0
897

A Infraestruturas de Portugal (IP) irá proceder à colocação de um duplo traço contínuo no troço do IC8, entre o quilómetro 33.7 e 35.8, medida exigida pelo Município de Pombal, depois de naquele local terem ocorrido vários acidentes de viação que ceifaram a vida a 11 pessoas, no último ano.
Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal este é “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”, afirmou Diogo Mateus na última reunião do Executivo.
Diogo Mateus lembra que esta é “uma reacção ao pedido que o Município tinha formalizado há quase dois meses, para que se procedessem às melhorias das marcações longitudinais no IC8”, na sequência de uma sucessão de acidentes com vítimas mortais naquela zona do itinerário complementar.
Segundo o Presidente da Câmara, esta decisão não irá conflituar com a tomada de outras medidas de segurança, considerando que este anúncio “não conflitua com o que nos foi transmitida pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, dando nota de que iria fazer uma auditoria à segurança rodoviária do IC8, e da qual esperamos novidades”, disse.
Na comunicação enviada ao Município, a IP refere que, na sequência dos alertas feitos pelo Município, irá aplicar “um conjunto de medidas para actuar ao nível do comportamento do condutor, tentando impedir um uso indevido e desadequado da infra-estrutura”.
Para tal, a entidade gestora do IC8 irá implementar a aplicação de uma linha dupla contínua ao eixo, medida que será reforçada com a colocação de balizas rebatíveis de posição, intercaladas com marcadores, de modo a impedir as ultrapassagens naquela zona.
Complementarmente, a IP irá proceder à colocação de dois painéis informativos adicionais, que indicarão a distância a partir da qual será possível aos condutores procederem a manobras de ultrapassagem, uma medida que pretende “diminuir o stress induzido aos condutores”. A IP anunciou também que estas medidas serão implementadas “com a maior brevidade possível”.