Inauguração do Bodo trouxe figura de Estado a Abiul

0
1698

Na passada Sexta-feira, dia 01 de Agosto, a cerimónia de inauguração do Bodo de Abiul contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

Na ocasião, o deputado do CDS-PP à Assembleia da República afirmou que “o essencial são as pessoas”, dizendo que as grandes questões da política nacional não podem fazer perder “a ligação ao terreno, às pessoas e à comunidade”. Segundo o presidente honorário da Juventude Popular, marcar presença num evento como aquele “é uma obrigação” de quem assume responsabilidades no panorama político nacional. João Almeida frisou ainda a importância de “ir à procura do que é a alma das localidades” e de “reviver sabendo dar um novo conteúdo” às tradições, numa clara alusão às inovações a que os festejos daquela freguesia foram submetidos na edição deste ano.

Sandra Barros, presidente da Junta, referiu-se ao Bodo de Abiul como “uma festa do povo” e frisou o maior envolvimento da Paróquia e da Fundação Dr. José Lourenço Júnior. “Abiul é muito mais que a vila onde se localiza a mais antiga praça de toiros do país”, declarou a autarca, enaltecendo o “património secular, a gastronomia e a juventude de valor” da localidade e apontando o Bodo como âncora da promoção da freguesia. Além do aumento dos espaços destinados à restauração, foram trazidas actividades tradicionais, apontou.
O presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, elogiou o “alargamento de entidades” que integram a comissão organizadora do Bodo de Abiul e considerou que “o equilíbrio entre tradições e mudanças”, a par da “limpeza da alma” referida pelo pároco Manuel de Almeida, “é o que faz a vida”.