Hoje há ovo no prato principal

0
1647

No Dia Mundial do Ovo, que se comemora hoje, o prato principal servido no refeitório municipal e nos estabelecimentos de ensino do concelho inscritos no Programa Eco-Escolas incluirá ovo na sua confecção.

A iniciativa faz parte da “Semana da Alimentação Saudável e Sustentável” que a Câmara Municipal de Pombal, através do pelouro do Ambiente e em parceria com o Gabinete de Nutrição do Município, dinamiza de hoje até 16 de Outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação. Por outro lado, com esta acção o município associa-se ao programa comemorativo dos 20 anos do Programa Eco-Escolas em Portugal que pretende, através da alimentação, chamar a atenção para estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Além do ovo que hoje faz parte da ementa, as crianças e colaboradores da autarquia vão encontrar nos refeitórios cartazes informativos sobre esta matéria. As toalhas de tabuleiro serão oferecidas pela Derovo, parceira desta iniciativa, onde pequenos e graúdos terão à disposição dicas sobre a importância de consumo deste alimento, bem comojogos didácticos.

Ao longo da semana, há outras actividades previstas, nomeadamente a decoração de estruturas metálicas em forma de ovo, um workshop e uma oficina de culinária, neste último caso, em parceria da empresa Campovo, S.A. e com o produtor local Manuel Sintra.

O culminar do programa acontece dia 16, altura em que será oferecido um pequeno ramo de ervas aromáticas/condimentares, provenientes da horta municipal, aos colaboradores da autarquia que frequentam o refeitório municipal. As escolas foram também desafiadas a realizar esta actividade.