História do Castelo de Pombal integra publicação leiriense

0
1633

“O Castelo de Pombal: da ruína à salvaguarda da sua memória”, é o título do artigo que está em destaque no segundo volume do Caderno de Estudos Leirienses, sendo da autoria do historiador pombalense Nelson Pedrosa. A apresentação aconteceu no dia 20 de Setembro, e estava prevista acontecer precisamente no emblemático Castelo de pombal, mas o tempo trocou as voltas, passando a realizar-se no Café Concerto.

O caderno de estudos reúne vários artigos sobre a história leiriense, constituindo assim uma oportunidade de os autores divulgarem a sua pesquisa e um pretexto para enriquecer a comunidade.

Nesta sessão, que contou com sala cheia, Nelson Pedrosa fez um breve resumo da história do Castelo de Pombal, apresentando algumas referências menos conhecidas. Este artigo, também ele apenas uma amostra daquele que é o principal cartão-de-visita da cidade, serve o propósito de nos dar a conhecer o monumento ao longo dos anos, mas também para desmistificar algumas ideias, nomeadamente a de que foram os franceses que o destruíram.

Leia a notícia completa na edição impressa nº 41