Há peças que saem de Pombal para o Espaço

0
3239

No final da década de 80, nascia em Flandes a Gosimac. Há poucos meses mudou-se para o Parque Industrial Manuel da Mota, dando mostras de crescimento. O limite é o universo, já que além de indústrias como a automóvel e a aeronáutica, também produzem para a aeroespacial.

A prototipagem e a fabri­cação de máquinas e equi­pamentos para a indústria é o negócio da Gosimac, uma empresa com o estatuto PME Líder e que recentemente deu um “salto” no que respei­ta às instalações. “Uma em­presa cresce, não só pelo que os empresários desejam, mas pelo que os clientes lhe pe­dem”, começou por afirmar o administrador, Pedro Gon­çalves. Quanto ao estatuto PME Líder, “significa que os objectivos da empresa foram cumpridos, os nossos clientes continuam a apostar em nós, a qualidade do trabalho que produzimos e dos trabalha­dores que temos”.

Num mercado muito com­petitivo, em que a qualidade é palavra de ordem, têm pro­curado não falhar e ir ao en­contro das necessidades de grandes clientes, principal­mente nos mercados francês, alemão, inglês e holandês. Apostam em equipamentos de grande dimensão e têm dado preferência à prototipa­gem, num trabalho muito es­pecífico e personalizado.

Pedro Gonçalves falou de alguns trabalhos que têm em mãos, nomeadamente as pe­ças para três satélites. “Temos peças no espaço já há muitos anos”, relembra. Não obstan­te participarem em feiras e terem os mais diversos certi­ficados nas áreas em que ope­ram, a confiança que mantêm com os clientes é o principal garante de continuidade. “Os clientes, atendendo à quali­dade e à certeza do produto Gosimac, têm vindo a apostar cada vez mais em nós e a pas­sar a palavra”, sublinhou.

Este é um momento desa­fiante para a empresa “que está a dar um salto muito grande, estamos a crescer muito”. E terá ainda por onde crescer. Pelo menos, as novas instalações foram construí­das já assegurando as con­dições necessárias para essa previsibilidade de continua­rem “nalguns dos melhores mercados do mundo e a cres­cer cada vez mais”.

Ana de Jesus (texto e foto)

Artigo publicado na Edição de 14 de Abril, integrado num Especial sobre empresas com estatuto PME Excelência e Líder