Grupo AMConfraria cresce no mercado como concessionária Seat

0
3540

Desde Fevereiro que a AutoMecânica da Confraria assumiu a administração da Leiribéria, empresa concessionária da marca Seat para o distrito de Leiria. Um investimento inserido na estratégia de crescimento do grupo.

jaimefrancelina
Jaime e Francelina Santos

“Crescer significa mais investimento”. É desta forma que Jaime Gaspar dos Santos, que juntamente com a sua esposa, Francelina Santos, lidera o grupo AMConfraria, justifica a aquisição da Leiribéria – Comércio de Automóveis, SA, no início do ano.

A empresa, instalada na zona industrial do Vale Sepal, junto ao IC2, em Leiria, é a concessionária da marca Seat para o distrito de Leiria. O empresário, que há 27 anos criou a AutoMecânica da Confraria, refere que foi um investimento, “um dos maiores realizados pelo grupo até agora”, que se insere na estratégia de crescimento.

“Desde há alguns anos que vínhamos a pensar instalar-nos junto à cidade de Leiria, para estarmos mais próximos dos nossos clientes”, conta Jaime Santos, acrescentando que a possibilidade de aquisição da Leiribéria foi visto, assim, como “uma mais-valia para o grupo”. Segundo o empresário, o primeiro contacto foi feito no dia 4 de Janeiro e, no dia 1 de Fevereiro, já a nova administração estava em funções. “Foi um processo muito rápido, tendo em conta a necessidade de assegurar a continuidade da empresa”, refere.

Aquele negócio, não só viabilizou a concessionária da Seat, como também manteve os 25 postos de trabalho. Agora, está em curso um processo de reestruturação interno que deverá estar concluído até final do ano.

A intenção passa por inserir a Leiribéria na estrutura do grupo AMConfraria, que para além da AutoMecânica da Confraria detém a Nova Confraria e a Sarafauto, esta última a actuar no sector do renting e de alugueres de curta duração. O grupo tem sede na Rua da Raposeira, na Confraria, na freguesia de Colmeias (Leiria) e possui pontos de venda no Barracão, em Pombal, na Marinha Grande e agora em Leiria.

Jaime Santos não tem dúvidas que o investimento realizado na Leiribéria contribuirá para que o grupo fique “mais forte no mercado automóvel”, até porque a Seat “é uma marca popular e jovem que tem feito boas vendas no distrito”.

Sem querer revelar os montantes envolvidos no negócio, o empresário reconhece, no entanto, que “foi um investimento um pouco grande”. No entanto, afirma que “ou se evolui, ou ficamos como estamos”. “Ou era agora, ou não haveria, talvez, outra possibilidade”, frisa.

 

De mecânico a empresário de referência

Jaime Gaspar Santos iniciou a sua actividade como mecânico automóvel num pequeno barracão junto à habitação dos seus pais na pequena aldeia da Confraria. Mas pouco tempo depois avançou para a construção de novas instalações. Nunca mais parou. Em 1989, juntamente com a sua esposa, Francelina, constituiu a AutoMecânica da Confraria. Na sequência dos diversos investimentos realizados nas instalações, a empresa assumiu-se como Agente Renault, e daí passou para “Reparador Autorizado” da conceituada marca francesa.

Jaime Santos está convicto que a aposta da Renault contribuiu para o crescimento da AutoMecânica da Confraria. “Transmitiu confiança e credibilidade aos nossos clientes”, disse.

Hoje, Jaime Santos lidera um grupo de referência na região de Leiria, nomeadamente na comercialização de viaturas multimarcas usadas e semi-novas.

O empresário não tem uma receita para o sucesso. “As coisas vão acontecendo por si próprias”, contudo avança: “sempre trabalhámos com dignidade, seriedade e com mais qualidade possível”. “O nosso lema nunca foi vender barato, mas sim com qualidade”, refere.

Por outro lado, Jaime Gaspar Santos destaca o facto de estar rodeado de um grupo de colaboradores – actualmente a rondar os 70 – com profissionalismo e competência para assegurar um bom serviço ao cliente, seguindo os valores que caracterizam o grupo: lealdade, verdade e seriedade.

É com orgulho que o grupo AMConfraria refere que foca a sua actividade “em prestar serviços de qualidade a preços competitivos, procurando a excelência através de uma atitude positiva, dinâmica e empreendedora de todos os seus colaboradores”.

“Comprar na AMConfraria é uma compra segura e de confiança aliada a um serviço de qualidade”, realça.

Orlando Cardoso