Grau Ouro para Centro Hospitalar de Leiria

0
1447

“Temos grandes profissionais de saúde que mostram disponibilidade para ultrapassar as dificuldades, e dão saúde a quem está doente”, disse o ministro da Saúde, Paulo Macedo, ao atribuir a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O anúncio foi feito esta terça-feira, dia 20, no final da sessão solene, no auditório do Hospital de Santo André, que juntou profissionais de saúde e colaboradores do CHL e personalidades de diversas entidades da região.

O ministro da Saúde sublinhou que “este centro hospitalar está num processo de acreditação, aposta na qualidade, mostra um equilíbrio financeiro ao longo dos anos e mantém um envolvimento com a comunidade”. A atribuição da medalha, no entender do governante, “reconhece e valoriza o trabalho dos profissionais desta instituição, que com a sua dedicação e disponibilidade para servir, realizam um trabalho de reconhecida qualidade”.

Naquela que foi a sua quarta visita à unidade de saúde, Paulo Macedo, destacou o desenvolvimento de que tem sido alvo o CHL, “não esquecendo que integrou dois hospitais em contexto de austeridade, facto que lhes deu uma nova dinâmica e uma maior satisfação da população que assistem”. O ministro da Saúde enalteceu o reforço que ultimamente tem sido feito na área dos recursos humanos, com a autorização da contratação de 200 profissionais das mais diversas categorias e a importância de efectivar a ocupação das vagas disponibilizadas nos concursos em curso, dotando o CHL de mais médicos.

A visita do ministro da Saúde teve início às 10h00, com uma reunião de trabalho com o presidente do Conselho de Administração (CA), Hélder Roque, onde foram analisados assuntos pendentes, relacionados com carências e constrangimentos. A sessão solene começou uma hora mais tarde, com a assinatura de cinco protocolos com várias entidades da região: Instituto Politécnico de Leiria, NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Câmara Municipal de Leiria (pelouro da Cultura), SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, e ainda a empresa Blueclinical – Investigação e Desenvolvimento em Saúde, Lda.

O novo vídeo institucional do CHL, já disponível no site da instituição, foi também apresentado publicamente na ocasião.

Hélder Roque, por seu turno, aproveitou a presença do governante para salientar a atenção que aquele ministério tem dado ao centro hospitalar. “Em breve esperamos encontrar novas soluções para os desafios actuais e conto com o seu apoio, que nunca me negou, e que consigamos encontrar as soluções para as nossas dificuldades actuais, nomeadamente em recursos humanos médicos onde somos muito carenciados”, apelou.

“Temos um rumo bem traçado estrategicamente e uma gestão rigorosa do dinheiro público. Reconhecemos o esforço e a sobrecarga que os nossos profissionais têm, e que diariamente ‘vestem a camisola da instituição’”, afirmou Hélder Roque. “Afinal somos uma equipa, em que procuramos a consolidação, a coesão e a articulação entre serviços e colaboradores. Sabemos que ainda é possível aumentar a satisfação dos nossos utentes e famílias, e nesse sentido temos vindo a trabalhar em novos projetos”, concluiu aquele responsável.