Filarmónica de Vermoil quer potenciar sede

0
1479

A Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica Vermoilense teve lugar no passado domingo, dia 9, e segundo o presidente da direcção, “correu dentro do expectável, apesar dos poucos sócios presentes”. Na reunião, o orçamento “não levantou questões, pois está dentro dos valores que apontam para uma linha de continuidade”, revelou Filipe Leitão, que irá manter-se no cargo pelo menos até ao próximo ano, altura em que se realizarão eleições.

Quanto ao plano de actividades para 2014, o presidente da Filarmónica Vermoilense explica que “aponta para os objectivos de forma genérica, pois apesar de haver intenções de introduzir novas dinâmicas e melhorias na orgânica da instituição, assim como melhorias nas infra-estruturas, entendemos por prudência não as incluir no plano, dado que a possibilidade de as concretizar depende de uma série de factores e não só da direcção”. Contudo, existe a certeza de se intensificarão as iniciativas promovidas pela Filarmónica, como um curso de maestros, uma exposição de pintura, “promovendo e divulgando o trabalho de alguns artistas plásticos da região” e tertúlias periódicas “com o intuito de tornar o espaço físico da nossa sede cada vez mais num espaço cultural”.

No que diz respeito à escola de música, Filipe Leitão afirma que “tem vindo a sedimentar o seu trabalho tendo por base um prisma de melhoria qualitativa contínua” com o intuito de “formar músicos para a integração na Banda”. “Uma aposta ganha” é a Orquestra Juvenil, considera o presidente da instituição. Do seu ponto de vista, trata-se de um apoio “fundamental” para que os jovens músicos se integrem na Banda Filarmónica.

Outras valências promovidas pela Filarmónica Vermoilense, fundada em 1893, são o Zumba, o Kempo Chinês e o centro de explicações: “Estamos atentos e continuamos a estudar formas de potenciar a nossa sede para melhor servir a população e os sócios, de forma a podermos com o nosso trabalho proporcionar melhores condições aos músicos, estudantes e professores”, conclui.