Festival de Música Popular vai animar fim-de-semana

0
1585

Pombal vai comemorar, este fim-de-semana, o Dia Nacional dos Centros Históricos, com um evento organizado em conjunto entre a Fundação INATEL e a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal.

Trata-se do quinto Festival de Música Popular, que decorrerá em pleno centro histórico da cidade, reforçando o valor da identidade cultural do povo português. “Um convite para assistir a um concerto, ver um museu, conhecer ou redescobrir o espírito de um lugar cheio de história, habitado pela música popular e tradicional portuguesa e transmitindo o sentimento paixão pelos nossos patrimónios culturais”, refere a organização.

Esta sexta-feira, no Celeiro do Marquês, decorrerá uma exposição sobre “Um mundo de gaitas”, enquanto decorrerá uma oficina “Experimentar os cavaquinhos”, onde as crianças participantes poderão apresentar uma peça em conjunto com alguns membros do Grupo de Cavaquinhos do Louriçal.

No sábado, pelas 15 horas, terá lugar uma tertúlia sobre “Sonoridades tradicionais portuguesas – velhos sons, novos rumos”. Seguir-se-á a actuação dos grupos “Gaitilena”, “Cant’Abrantes” e Sons do Lena”. À noite, pelas 21 horas, haverá um espectáculo com “Coimbra em Piano de Fundo” com o Coro Municipal Marquês de Pombal.

Já a tarde de domingo será animada com as actuações dos grupos “Ensemble” da Filarmónica Artística Pombalense, “Gaitas de Fole de Coimbra”, “Amigos do Cante de Cuba” e “Cavaquinhos do Louriçal”.

Orlando Cardoso (texto)