Festa dos 40 anos do PSD com várias figuras nacionais

0
1626

O PSD Pombal encerra este sábado o ciclo de iniciativas comemorativas dos 40 anos da concelhia. Do programa fazem parte uma tertúlia e um jantar, este último com a presença de várias figuras nacionais.

Marques Mendes está de regresso a Pombal, depois de aqui ter sido eleito líder do Partido Social-Democrata (PSD), durante o Congresso Nacional realizado no Expocentro, em 2005.

O antigo ministro e actual comentador político vai marcar presença no jantar que a concelhia do PSD organiza este sábado, dia 24, no Restaurante Litoral, e que encerra o ciclo de comemorações dos 40 anos daquela estrutura partidária em Pombal.

Além de Marques Mendes, a direcção nacional do partido vai estar representada pelo secretário-geral, José Matos Rosa, revela o presidente da concelhia. Pedro Pimpão acrescenta, ainda, que a secretária de Estados dos Assuntos Parlamentares e Igualdade, Teresa Morais, e o deputado Paulo Mota Pinto também já confirmaram presença no evento, assim como os presidentes da distrital de Leiria e da JSD distrital, Fernando Costa e Margarida Balseiro Lopes, respectivamente. A estas figuras juntam-se vários autarcas e dirigentes distritais do partido.

No mesmo dia, mas à tarde (15h00), a concelhia organiza a última das tertúlias integradas nestas comemorações. Na ocasião, será feita uma abordagem à criação e desenvolvimento da estrutura em Pombal, recordando muito em particular, e em jeito de homenagem, o farmacêutico Luís Torres, fundador do PSD Pombal. O momento conta com a colaboração do historiador Nelson Pedrosa, a quem caberá “promover um enquadramento histórico”, seguindo-se as intervenções de Anézio Gonçalves e de Nascimento Lopes.

Recorde-se que, no âmbito destas comemorações, a concelhia já tinha organizado mais duas tertúlias, tendo sido destacados, na ocasião, o fundador nacional do partido, Sá Carneiro, e o ex-primeiro-ministro pombalense, Mota Pinto. Na primeira marcou presença Mota Amaral e na segunda Fernando Nogueira e Calvão da Silva. Em qualquer uma delas esteve também o secretário-geral do PSD, Matos Rosa.

Novas actividades

Com o programa de comemorações dos 40 anos do PSD Pombal a chegar ao fim, são já várias as actividades definidas para 2015. Pedro Pimpão adianta que para o dia 6 de Fevereiro está agendada uma conferência sobre cultura e turismo no Louriçal e que conta com a presença do secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier. No mesmo mês, mas a 28, a concelhia social-democrata organiza uma convenção autárquica em Almagreira e Redinha, presidida pelo secretário de Estado da Administração Local, Leitão Amaro. Para 14 de Março, em Carnide, está previsto um seminário sobre as oportunidades e desafios do Portugal 2020 e em Abril vai ser criado o Movimento das Mulheres Social-Democratas de Pombal, conclui o presidente da concelhia de Pombal.