Festa da Amizade e Feira de Artesanato em Santiago da Guarda

0
2541

Aqueles que são os mais emblemáticos festejos da freguesia de Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, estão de regresso nos dias 18, 19 e 20.

Organizada pelo Centro de Amizade e Animação de Santiago da Guarda (CAAS), com o apoio da Junta de Freguesia, a Festa da Amizade assume-se como uma bandeira da dinâmica local, congregando um conjunto de actividades culturais, etnográficas, desportivas e recreativas.

Este ano, o ponto alto do programa está agendado para domingo, dia em que, pela primeira vez, a festa tem honras de cobertura televisiva, com o programa da SIC “Portugal em Festa”, em directo a partir das 14h00. Carlos Ferreira, presidente da direcção do CAAS, acredita que a esta transmissão dará uma projecção maior não apenas ao evento, mas à própria região.

Até domingo há, contudo, muitos outros motivos para visitar o certame que acolhe, uma vez mais, a XXII Feira de Artesanato, cuja inauguração está marcada para as 20h30 de sexta-feira, 18, e que constitui um dos ex-líbris do evento. Segue-se o jantar/convívio ao ar livre. A vertente musical vai ficar a cargo d’As Fans, a tuna feminina da Universidade de Coimbra. Depois disso há baile com o grupo “Só Ritmo”, a partir das 23h30.

No sábado, a feira de artesanato pode ser visitada a partir das 15h00 e às 17h00 realiza-se a habitual prova de atletismo. Para quem gosta de zumba, pode participar na aula que está marcada para as 18h30. À noite, a partir das 21h00, tem lugar o XXX Festival Nacional de Folclore e a noite encera com o baile a cargo da banda “Time”.

No domingo há BTT solidário, agendado para as 09h00,enquanto a tarde vai ficar reservada para o programa televisivo. À noite actua o grupo “À PART”.