Fesmonte: Cartaz de luxo consolida evento de “referência” regional

0
1130

Se o mês de Agosto é forte em eventos e romarias, no Largo da Feira da vila de Monte de Redondo a festa faz-se de 13 a 17 de Setembro, com o espaço a receber mais uma edição de Fesmonte – Feira da Gastronomia e Actividades Económicas de Monte Redondo e Carreira.

Carolina Deslandes, Piruka, Virgul, April Ivy, José Malhoa e David Carreira, ou ainda a local, Solange Kardinaly, são alguns dos talentosos artistas com espectáculos agendados para a edição deste ano da Fesmonte – Feira da Gastronomia e Actividades Económicas de Monte Redondo e Carreira, que se realiza entre 13 e 17 de Setembro no Largo da Feira da vila de Monte de Redondo, no concelho de Leiria. O certame junta cultura, mostra das actividades económicas, gastronomia, actividades desportivas e muita animação.
Com cerca de uma centena de expositores de várias actividades económicas e mais de uma dezena de associações que garantem a área de gastronomia deste certame, Fesmonte é “um momento de referência para a freguesia e concelho de Leiria”, defende a presidente da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, Céline Gaspar
A edição deste ano adopta uma vertente solidária, através da Árvore da Esperança, destinada à angariação de fundos para os bombeiros locais e para reflorestar a área ardida, e que “permitirá uma dinâmica solidária dentro do recinto desta feira”, revela a autarca, e tem também, pelo segundo ano consecutivo, uma aposta na vertente desportiva, aliada ao amor pelos animais: “Desde a edição passada que a organização resolveu dedicar uma iniciativa aos nossos amigos de quatro patas”, com a realização de uma ‘Cãominhada’, por considerarem “que estas iniciativas permitem, também, sensibilizar a população para a importância de dedicar do seu tempo livre aos seus animais de estimação e se cada vez mais assistimos às caminhadas ao fim do dia, porque não um Caminhada na boa companhia dos nossos amigos”.
O recinto onde decorre a Fesmonte foi renovado e vai surgir com uma área de cerca de 20 mil metros quadrados, destinados a receber uma centena de expositores e um espaço destinado ao público infantil, onde vai funcionar uma pista de gelo, assim como um espectáculo infantil – o MiniShow Winx.
A iniciativa conta com um orçamento que ronda “cerca de 200 mil euros, sendo que a Junta de Freguesia não prevê ultrapassar os 10% de investimento directo”. Para a edil, “a organização deste evento só é possível pelo enorme envolvimento de um conjunto de pessoas que de forma voluntária colabora com a autarquia nas várias fases de desenvolvimento do evento”. Além disso, “a consolidação da iniciativa tem vindo a ser cada vez mais valorizada pelo tecido empresarial da Região e que, sem dúvida, se traduz no motor de sucesso deste certame”. Acresce, também, “o esforço do associativismo local que permite dar uma dinâmica fundamental à Fesmonte”, explica.
Segundo Céline Gaspar, “os pontos altos serão, sobretudo, os concertos do nosso programa”, onde a organização teve o cuidado de incluir no cartaz “nomes emergentes e consolidados do mundo da música nacional”. “A organização da Fesmonte tem como expectativa principal a consolidação deste certame como um dos maiores do concelho e da região”, remata a responsável.