Feira dos Pinhões regressa a Ansião

0
1803

Domingo à tarde há transmissão em directo no programa da TVI.

Quatro dezenas de produtores mostram o melhor da região de Sicó, desde vinho a doçaria, ervas aromáticas, enchidos, artesanato e queijo Rabaçal.

A tradicional Feira dos Pinhões regressa a Ansião este sábado, dia 25. Se bem que o pinhão assuma o protagonismo, o cartaz festivo é diversificado e procura aliar a vertente etnográfica e gastronómica à animação. O certame abre portas a partir das 08h00, altura em que feirantes e produtores se instalam e preparam para receber os inúmeros visitantes que são esperados na vila, ao longo de todo o fim-de-semana. A música, essa, estará nesta altura a cargo de um grupo de gaiteiros que dará o mote para os dois dias de animação.

A tarde de sábado traz consigo o folclocre, com o Rancho Típico de Alvorge a subir ao palco por volta das 15h00, seguindo-se a actuação do grupo de música tradicional Tempodavó. A feira encerra pelas 18h00. Domingo, a feira prossegue a partir das 08h00, ao som dos gaiteiros, mas a animação da tarde tem como ponto alto a transmissão televisiva do programa da TVI “Somos Portugal”, em directo de Ansião, entre as 14h00 e as 20h00. Também durante a tarde, acontece um desfile Romano por todo o recinto da Feira, além de animação para os mais novos, com moldagem de balões e pinta faces.

Nota: A feira dos Pinhões remonta pelo menos ao século XVII. Nessa altura era uma feira franca, realizada anualmente a 24 de Janeiro, e onde era vendido o pinhão, um fruto seco muito frequente e proveniente dos pinhais da região. Mais recentemente, a data foi alterada para o último sábado de Janeiro.