Faleceu sogro do presidente da Câmara de Pombal

0
2682

Faleceu hoje, quinta-feira, ao início da tarde, o Capitão de Mar e Guerra, João Carlos Shearman de Macedo Alvarenga, pai de Mafalda Sofia Corte-Real Thadeu de Alvarenga Alves Mateus, esposa do presidente da Câmara Municipal de Pombal, o social-democrata Diogo Mateus.

Com 85 anos de idade, João Carlos Alvarenga era natural da freguesia de São João Batista, concelho de Tomar e, residia, desde há pouco tempo, na cidade de Pombal.

Casado com Maria Isabel Corte-Real Thadeu de Alvarenga, era pai, ainda de Miguel e Nuno da Fonseca Ferreira de Alvarenga.

Concluiu o curso de Marinha da Escola Naval em 1953, tendo prosseguindo os seus estudos até 1971. Exerceu diversos cargos na Marinha, tais como Chefe dos Serviços de Electricidade e Comunicações do Navio-Escola “Sagres”, Ajudante de ordens do Ministro da Marinha, Comando-Chefe de Moçambique, Capitão do Porto e Comandante da Defesa Marítima de Aveiro, entre muitos outros.

Recebeu vários louvores (individuais e colectivos) e condecorações, com destaque para o Grau de Cavaleiro da Ordem de Mérito Naval atribuído pelo Presidente da República dos E.U. do Brasil (1961), Grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1964), Grau de Oficial da Ordem Militar de Avis (1964), Medalha Militar de Serviços Distintos, grau prata (1965), Grau da Cruz de Mérito de 1ª Classe do Governo da República Federal Alemã (1965), Medalha Militar de Serviços Distintos, grau ouro (1971), Medalha Militar de Comportamento Exemplar, grau prata (1972) e Medalha de Prata de Filantropia e Caridade do Instituto de Socorro a Náufragos (1974).

Passou à situação de Reserva ficando na efectividade de serviço em Novembro de 1984, tendo passado à situação de reforma em Agosto de 1994.

Tinha um grande amor pelo facto, sendo possuidor de uma vasta colecção de discos de vinil e CD, alguns dos quais remontam aos anos quarenta do século passado. Era ainda um aficcionado que roça as raias da paixão, muito culto na matéria e assíduo frequentador das corridas tauromáquicas, com especial relevância para as praças de Espanha.

Orlando Cardoso