Faleceu antigo farmacêutico Adelino Torres

0
1635

Realiza-se amanhã, domingo 28 de Dezembro, o funeral de Adelino de Oliveira Torres. O antigo farmacêutico de Pombal, faleceu hoje, vítima de doença, a poucos dias de completar 98 anos de idade.

Adelino Torres iniciou a sua actividade profissional aos dez anos de idade na Farmácia Paiva, em Pombal, onde acabaria por conhecer a jovem estagiária Natália Alice de Barros, com quem viria a casar.

Licenciou-se em Farmácia aos 40 anos de idade, e com a sua esposa adquiriu a Farmácia Barros, na cidade, que acabariam por a vender mais tarde.

Juntamente com o irmão, Luís Torres, também licenciado em Farmácia, abriu em Pombal um laboratório de análises clínicas para evitar que os doentes tivessem que se deslocar a Coimbra.

Instalou a Farmácia Torres, numa fase inicial no rés-do-chão da sua residência, tendo sido posteriormente transferida para a Avenida Heróis do Ultramar, onde ainda hoje existe e propriedade de um seu sobrinho,

Ao longo da sua vida, Adelino de Oliveira Torres destacou-se pelas suas acções de benemerência e ajuda aos mais necessitados, nomeadamente através de instituições como os Bombeiros e a Misericórdia.

Após o falecimento da sua mulher e sem filhos, Adelino Torres reformou-se, passando a frequentar e a apoiar a Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal (APRAP), onde continuou a estudar, desde pintura à informática, passando pelo inglês.

Em 2007, e consideranado Adelino Torres como um “exemplo de participação cívica”, o Município de Pombal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, em prata.

Foi, também, distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha de Serviços Distintos, grau ouro, enquanto benemérito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Também o Rotary Clube de Pombal distinguiu Adelino Torres como Profissional de Mérito.

Em 2009 publicou um livro de poesia que escreveu aos 91 anos de idade.

Orlando Cardoso