Fabrikarts celebrou Dia Mundial da Dança

0
1982

Alunos, encarregados de educação e pais foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Dança, que se assinalou a 29 de Abril, com a Academia de Artes de Pombal – a Fabrikarts. O evento decorreu nas instalações da Associação Karts e teve uma adesão significativa.

De 26 a 30 de abril, a Karts abriu portas a todos os que quiseram experienciar a Dança, em aulas experimentais gratuitas. Através de uma parceria celebrada com as Escolas Gualdim Pais e Marquês de Pombal, a Fabrikarts levou o hip-hop às instituições pela mão da professora Alexandra Almeida, na sexta-feira, 29 de Abril.

As comemorações continuaram no sábado à tarde com a apresentação de um espetáculo, que incluiu sapateado, teatro musical e danças contemporâneas e decorreu no Auditório da Karts. Por sua vez, as aulas abertas de Dança Contemporânea, Teatro Musical e Alongamentos convidaram os pais a participar.

Descentralizar a arte e proporcionar manifestações artísticas de proximidade são dois dos objectivos da academia. “Queremos estimular os valores da criatividade, da inovação, da criação e da descentralização das artes”, referiu a programadora cultural Lília Abreu aquando da apresentação do espectáculo. Por sua vez, dar a oportunidade de os novos talentos crescerem e irem mais longe, “a festivais e concursos internacionais através de parcerias e apoios”, é outro dos pilares do trabalho desenvolvido, que aposta numa missão educativa através da dança.

Além das danças, do teatro musical, do Bollywood, do sapateado e dos workshops, como o de auto-maquilhagem, o objectivo da associação é trazer as mais diversas manifestações artísticas a Pombal, como a pintura e a escultura. Por agora, o objectivo é, além das aulas, “criar espectáculos ao nível educativo e profissional”.

Ana Isabel Mendes (texto e fotos)