Espectáculos internacionais com estreia nacional em Pombal

0
1405

A “Luasiberica Orkestra”, criada pelo Festival Sete Sóis Sete Luas, que integra o pombalense Ricardo Silva, actuará no dia 10 de Agosto na Praça Marquês de Pombal.

 

Festival Sete Sóis Sete Luas
A Luasibérica Orkestra actua no dia 10, na Praça Marquês de Pombal

O festival do Mediterrâneo e do mundo lusófono vai apresentar um conjunto de espectáculos internacionais, em estreia nacional em Pombal, uma das 30 cidades da rede internacional Sete Sóis Sete Luas.

A programação do festival, que se realiza com o apoio do Município de Pombal, celebra em 2016 a sua 14ª edição e terá início hoje, dia 24, com um concerto do artista Manecas Costa, de Guiné-Bissau, no castelo, pelas 22 horas. “O artista irá certamente surpreender, devido à sua grande carreira, composta igualmente de êxitos, como de conquistas, tais como uma nomeação para o Grammy Awards em 2009 e a sua associação à BBC, que produziu a obra ‘De Gumbe Paraíso’ deste fantástico guitarrista”, refere a organização.

Amanhã, sábado, pela mesma hora, actuará o grupo musical Tejedor, das Astúrias (Espanha). Segundo a organização, “o grupo caracteriza a sua música como uma fusão entre o som inconfundível e mágico da gaita e o folclore típico das Astúrias.”

O festival regressará à cidade, no primeiro dia de Julho, com a actuação da exuberante companhia de circo acrobático, aéreo e humorístico francesa “Les P’tits Bras”, que proporcionará “um espetáculo memorável” na Praça Marquês de Pombal, pelas 22 horas. No dia seguinte, 2 de Julho, será feita a abertura da exposição/ instalação de “street art” da artista italiana Alicé, que este ano elaborou a imagem oficial do festival.

A passagem do festival por Pombal, termina dia 10 de Agosto, na Praça Marquês de Pombal, com o concerto de “Luasiberica Orkestra”, pelas 22 horas. “Esta é uma das muitas bandas criadas pelo Festival Sete Sóis Sete Luas e apresenta-se como uma fusão das tradições musicais de diferentes países: de Espanha, o cantor de flamenco Juan Pinilla, de Itália, a violinista Elena Floris, de Portugal, a acordeonista Celina da Piedade e o pombalense Ricardo Silva na guitarra portuguesa e, da Guiné-Bissau, o Manecas Costa.

Ana Gonçalves, vereadora da Cultura da Câmara de Pombal, explica que a integração do município naquela rede internacional, “trouxe-nos músicas do mediterrâneo e do mundo lusófono” e “diversificou a oferta cultural de Pombal e da região Centro”, tendo construído “novas pontes culturais, conquistado novos públicos e fidelizado espectadores”.

“Serão exibidos cinco espectáculos na cidade, gratuitos, que irão promover novas experiências e o contacto com outras tradições culturais, a todos os que nos visitem”, refere a vereadora, acrescentando que, este ano, além do palco do Castelo também a Praça Marquês de Pombal receberá dois espectáculos.