Emigrante de Pombal reunida com Donald Trump

0
2218

Orlando Cardoso
Natália Luís, família do empresário Manuel Jesus Luís, natural de Matos da Ranha (Vermoil) tornou-se na primeira portuguesa a entrar na Casa Branca, sob administração de Donald Trump.
A luso-descendente, que conjuntamente com a sua irmã Cidália, gerem a empresa M. Luís Construction, fundada nos anos 80 do século passado pelos seus pais, participou numa mesa redonda sobre os planos para as pequenas empresas naquele país norte-americano.
Cada um dos dez empresários presentes teve a oportunidade de intervir sobre o actual crescimento das suas empresas e dos desafios de crescimento futuro, apesar de considerarem um excesso de regulamentação.
Natália Luís referiu estar grata por ter tido a “oportunidade de ter uma conversa sincera sobre alguns dos excessos de regulamentação que impede a nossa capacidade de ser eficiente e eficaz como queremos ser”. “Penso que este é um enorme passo em frente e estamos ansiosos pelas eventuais mudanças”, afirmou a vice-presidente da empresa dedicada à construção civil e produção de asfalto.
Em declarações à correspondente da RTP em Washington, Natália Luís reconheceu que ficou surpreendida pelo convite da Casa Branco para participar naquele encontro, mas ao mesmo tempo honrada.
A luso-descendente não gostou da forma como Donald Trump se referiu às mulheres, durante a sua campanha eleitoral, considerando que “errou, falhou e usou palavras negativas e ofensivas para com as mulheres. No entanto, pediu desculpas, apesar de não se poder apagar o que foi dito”.
Quanto à polémica política sobre emigração de Trump, Natália Luís começou por afirmar que tem “muito orgulho” da sua mãe e pai, que emigraram para os Estado Unidos da América em 1979. “Este país foi criado por emigrantes, com os emigrantes e o futuro do país passa pelos emigrantes”, considerou.
De referir que os filhos de Natália Luís integraram o coro que entoou os seus cânticos durante as cerimónias de tomada de posse de Donald Trump como presidentes dos EUA.
Recorde-se que a família Luís foi considerada em 2013 pelo anterior presidente dos EUA, Barack Obama como um exemplo vivo do sonho americano. No passado mês de Novembro, Manuel Jesus Luís foi distinguido pelo Município de Pombal com a Medalha Municipal de Prestígio e Carreira, Grau Ouro. Um galardão que pretendeu reconhecer o empresário “pelo seu espírito altruísta, pelo exemplo de vida que transmite a todos, pelo seu amor incondicional a Pombal, pela ajuda que proporcionou e continua a proporcionar a dezenas de famílias do concelho e por elevar e dignificar o nome de Pombal”.