Dupla pombalense brilha no Xadrez

0
460

A recém-criada “Oficina Criativa – Fabriokarts” esteve presente, com dois xadrezistas, no III Torneio de Clássicas Norton de Matos, em Coimbra, para disputar o titulo. A dupla de veteranos, composta por Jorge Damasceno e Jorge Barrento, que se estrearam com a camisola da Fabrikarts no VIII Open Internacional Marquês de Pombal, onde foi a grande vencedora por equipas, trouxe para Pombal mais um excelente resultado.
Jorge Barrento que era o 8.º do torneio classificou-se no segundo lugar do pódio, a meio ponto do vencedor, o pombalense venceu três partidas e cedeu dois empates, num total de quatro em cinco possíveis vitórias, e arrecadou também o prémio de Melhor Veterano e Melhor Elo 1800. Desempenho este que fez com que o xadrezista da Oficina Criativa suba 24 pontos na próxima listagem de Elo, no ranking internacional. Mas os bons resultados não se ficam por aqui, e Jorge Damasceno que esteve retirado das 64 casas conquistou o quarto lugar da geral. As partidas jogaram-se a um ritmo foi de 90 minutos, mais 30 segundos por lance, no total de cinco rondas.
Já a pensar nas próximas batalhas, a dupla pombalense recebe a equipa ACR Rio Seco, a 13 de Janeiro, na primeira ronda do Campeonato Nacional de Equipas da 3ª Divisão, partida que se vai realizar nas instalações da Fabrikarts, e a 27 de Janeiro desloca-se à Marinha Grande para disputar Campeonato Nacional de Equipas em ritmo de semi-rápidas, no 29.º Memorial Dr. José Vareda, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez e do Sport Operário Marinhense com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Marinha Grande.
À semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, o último fim-de-semana de Outubro, 26 a 28, volta a transformar a cidade de Pombal na capital nacional do xadrez, com a realização do IX Open Internacional Marquês de Pombal e Torneio Jovem.
Assim a Oficina Criativa – Fabrikarts fecha o ano em beleza com bom desempenho desta dupla. Lembramos que a Oficina Criativa tem as portas abertas para quem quiser aprender a modalidade, a partir dos 4 anos de idade. Em breve uma classe de adultos e muitas mais novidades em breve. Para mais informações e inscrições, os interessados podem contactar através do correio electrónico oficinacriativa.pbl@gmail.com, ou por telemóvel: 919 850 373.