Há mais dois milhões de euros para desenvolver áreas rurais

0
1967

Verba a receber pela Terras de Sicó destina-se a iniciativas de desenvolvimento local

A Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, com sede na Redinha, vai receber cerca de dois milhões de euros destinados a iniciativas de desenvolvimento local. A verba, atribuída pelo PRODER, permitirá à associação dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver neste território e do qual fazem parte os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

A associação diz que irá agora “avaliar tecnicamente um conjunto de propostas de investimento já referenciadas mas ainda sem dotação”, sem descurar o “actual grau de maturação e vontade dos promotores”. O passo seguinte é “hierarquizar um conjunto de pedidos de apoio” dando assim início a “um novo patamar de intervenção na animação da rede local de desenvolvimento sustentado”, esclarece a Terras de Sicó.

Áreas como a diversificação de actividades nas explorações agrícolas, o desenvolvimento de microempresas, ou o turismo e preservação do património serão consideradas prioritárias. A associação garante, no entanto, que “não descurará a área social” e, neste âmbito, terá em linha de conta a consolidação do pacto de intervenção social de dinamização da economia para criação de emprego.