Diogo Mateus espera que o ministro “traga boas notícias” para Pombal

0
1639

Pombal está engalanado para receber as seculares Festas do Bodo, que este ano animará a cidade de durante seis dias. Trata-se de um dos eventos festivos com mais significado no concelho e que se transforma num momento de encontro, convívio e confraternização dos pombalenses.

A abertura solene do Bodo acontecerá hoje, ao final da tarde, com o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, a presidir à sessão que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Diogo Mateus diz que não vai fazer pedidos ao governante, mas espera que o mesmo “traga boas notícias” com a homologação do protocolo que vise a instalação da Loja do Cidadão na cidade, designadamente na zona histórica da cidade.

O autarca social-democrata levanta o véu do conteúdo que irá conter a sua intervenção a proferir na sessão solene. Procurará reforçar a ideia de que “os municípios portugueses estão a fazer um caminho diferente daquele que tradicionalmente se viam nos territórios”, ou seja, investimentos em infra-estruturas. No entanto, afirma que o município a que preside desde Outubro de 2013 já adjudicou mais de 11,5 milhões de euros em obras este ano, e até final do ano espera lançar mais sete milhões, sobretudo com a construção da rotunda no Alto Cabaço, o acesso à Zona Industrial das Meirinhas, a requalificação da EN109 na Guia e a construção do Centro Escolar de Pombal.

Diogo Mateus avança que seleccionou “20 temas diferentes relativos a várias áreas” para enumerar ao ministro do trabalho autárquico que está a ser feito em Pombal. “E, que podem combater, um bocadinho, os níveis de desinteresse dos cidadãos mais velhos, mas principalmente dos mais novos, na actividade pública”, e que “percebam o critério que se quer ter na utilização de dinheiros públicos e nas prioridades que são tidas em conta para se fazer uma determinada intervenção em detrimento de outros”. Aliás, uma “matéria” que o presidente da câmara diz procurar estabelecer com os diversos presidentes de junta de freguesia.

ORLANDO CARDOSO (texto)

Todos os pormenores sobre as Festas do Bodo na edição desta semana