Desfolhada e baile à moda antiga

0
1549

Numa altura em que há tradições associadas ao mundo rural que vão deixando de fazer parte do quotidiano, muitas delas desconhecidas das gerações mais novas, a Praça Marquês de Pombal vai ser palco de uma desfolhada à moda antiga. A iniciativa é do Município de Pombal que conta com a colaboração do Rancho Folclórico e Artístico de Antões e do Centro Recreativo Folclórico e Artístico de Antões. A recriação está marcada para dia 11 de Outubro, sábado, às 18h00, e é complementada com um baile à moda antiga.
“Uma noite diferente onde se procurará reviver as tradições de outrora e preservar os usos e costumes da região, relembrando o espírito de entreajuda da desfolhada do milho e fomentando os laços de proximidade entre os membros da comunidade”, explica a autarquia. Além disso, acrescenta a organização, a “reconstituição deste momento, que faz parte da memória colectiva dos pombalenses, conta com a participação de figurantes vestidos a rigor com trajos típicos da época, que se juntam à população para a desfolha do milho e para um convívio composto por cantorias de modas tradicionais”.

A TVI associou-se à iniciativa, marcando presença na Praça Marquês de Pombal, amanhã, sábado, dia 11, às 18H00, para a recriação da Desfolhada à Moda Antiga.