Crianças da freguesia sobem ao palco

0
1383

No próximo dia 6 de Junho, pelas 21:00h, o Jardim Municipal receberá a quarta edição do Crianças ao Palco, uma iniciativa desenvolvida pela Junta de Freguesia de Pombal.

Os alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da freguesia foram ouvidos. Mais de oito centenas de vozes foram submetidas a duas fases de apuramento, das quais resulta o grupo de 12 finalistas que protagoniza a quarta edição do evento. As crianças, que serão avaliadas por um júri composto por personalidades ligadas à cultura, interpretarão temas em português. O espectáculo será apresentado por Rita Mendes e Nelson Pedrosa.

O primeiro ensaio decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 15 de Maio. O Pombal Jornal marcou presença e falou com Paulo Sanches, produtor musical do evento e, a par com Sérgio Paulo, mentor do mesmo. O Crianças ao Palco conta já com quatro edições e segundo o músico, “como tem tido muito sucesso e muita adesão, tem-se continuado a fazer”. Paulo Sanches considera que levar a cabo o projecto e lidar com as crianças “tem sido muito gratificante. Além de englobar a comunidade escolar, é um projecto lúdico-cultural” que permite “educar a cantar”.

“Até que as crianças se sintam seguras”, haverá ensaios e no dia das actuações, elas terão direito a “todas as mordomias que os grandes artistas exigem” e serão tratadas como “profissionais”, pelo que terão à sua disposição camarins, cabeleireiro, maquilhagem, som, luz e uma banda de músicos profissionais a acompanhá-las.

O presidente da Junta, Nascimento Lopes, faz um “balanço extremamente positivo” destas quatro edições do Crianças ao Palco. Segundo o autarca, “havido uma adesão muito grande por parte dos pais, que se mostraram sempre disponíveis para colaborar connosco”. “A Junta de Freguesia entendeu que era um projecto que devia levar em diante, dado que iria e está a trazer uma mais-valia para Pombal”, considera. Nascimento Lopes sublinha que “tanto as crianças como os pais se sentem mais motivados para colaborar” e deixa uma mensagem aos leitores: “Dado que é um evento com crianças e para crianças, convidamos todos a estarem connosco a fim de assistirem à maneira como cantam crianças dos 6 aos 10 anos de idade”.

Continue a ler na edição impressa nº 32