Convenção autárquica do PSD debate ideias para o concelho

0
1601

O PSD Pombal organiza amanhã, em Carnide, a I Convenção Autárquica. Um dos objectivos, diz a concelhia, é partilhar ideias sobre o desenvolvimento do concelho. O secretário de Estado da Administração Local e o vice-presidente da ANAFRE integram painel de oradores.

A reunião de trabalho terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de Carnide, a partir das 14h00, e é dirigida a todos os autarcas locais do PSD que fazem parte dos diferentes órgãos (juntas e assembleias de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal), bem como a todos os que integraram as listas do partido nas eleições de 2013. Conta ainda com as presenças, entre outros, de Leitão Amaro, secretário de Estado da Administração Local, e de Armando Vieira, vice -presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Promovida pela Comissão Política Concelhia do PSD Pombal, com o apoio da Juventude Social-Democrata (JSD) e dos Autarcas Sociais-Democratas (ASD), a convenção tem como objectivo “promover um fórum de participação e partilha de ideias sobre o desenvolvimento do concelho de Pombal e suas freguesias”, explica a estrutura presidida por Pedro Pimpão. O evento pretende, ainda, “analisar os principais desafios que hoje se colocam às autarquias locais e elevar os níveis de conhecimento e preparação para um exercício ainda mais competente”, acrescenta a concelhia, assim como estimular o “espírito de solidariedade e companheirismo entre os autarcas do PSD”.

“Consciente do seu papel decisivo na abordagem aos desafios difíceis e constantes colocados hoje ao País, o PSD Pombal reconhece, como a sua história o demonstra, a importante missão dos cargos autárquicos e dos seus eleitos no diagnóstico e resposta efectiva aos problemas das comunidades e das pessoas, na honra do seu permanente compromisso de proximidade”, sublinha a estrutura em comunicado.

Painéis de discussão

A Convenção Autárquica conta com três painéis de discussão. Antes disso, na sessão de abertura, às 14h30, estão previstas as intervenções de Sílvio Santos, presidente da junta de freguesia anfitriã, de Celso Casinha, coordenador dos Jovens Autarcas Social-Democratas de Pombal, de Fernanda Guardado, presidente do Plenário do PSD Pombal, e Narciso Mota, presidente da Assembleia Municipal.

Cerca de meia hora depois, caberá a Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, apresentar as principais linhas estratégicas municipais para o período 2013/2017, no primeiro painel. Segue-se um período de debate e intervenções livres, com moderação de Jorge Cordeiro, e um coffee break.

Por sua vez, António Leitão Amaro centrará a sua abordagem na descentralização e no reforço de competências das autarquias locais, sendo o debate conduzido, nesta altura, por Fernando Marques. Por último, Armando Vieira falará aos presentes sobre os novos desafios dos autarcas de freguesia, estando a moderação a cargo de Fernando Matias.

O evento encerra com um jantar-convívio, a partir das 20h00, e a entrega de certificados de presença. Na ocasião são esperadas as intervenções dos presidentes da JSD Pombal, da comissão política concelhia e da Distrital de Leiria do PSD, designadamente, Pedro Brilhante, Pedro Pimpão e Fernando Costa, respectivamente. Pedro Pinto, secretário-geral dos ASD, é outro dos oradores anunciados para o decurso do jantar.

Notícia publicada na edição n.º 50, de 19 de Fevereiro