CONHECER POMBAL à boleia de um xeque-mate

0
1685

A recém-criada Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal realiza entre os dias 18 de Fevereiro e 28 de Abril o “I Torneio de Xadrez FIDE Nocturno Marques de Pombal / JRSF, Lda.”. O projecto assenta na vertente cultural e, como tal, no decorrer do evento, jogadores e população podem fruir da exposição de pintura do artista plástico Miguel Bastos.

Miguel Bastos é natural de Coimbra cidade a que tem permanecido ligado. Foi após ter frequentado o curso de Engenharia Mecânica que a sua atividade artística se começa a diversificar. Ao lado do desenho, ocupavam-no a pintura a óleo, o baixo-relevo policromático e a escultura em madeira e pedra. As suas primeiras exposições individuais datam de 1982. Concluiu o curso de Artes Visuais na ARCA em Coimbra e mais tarde a Licenciatura em Escultura. Está representado em diversas colecções privadas e na igreja de Vieira de Leiria. É professor de Educação Visual e de Oficina de Artes desde 1990.

O artista não ficou indiferente ao evento e disponibilizou-se para oferecer uma tela, alusiva ao torneio, da sua autoria, ao primeiro classificado.

xadrez
Trabalho da autoria de Miguel Bastos que será entregue ao primeiro classificado
Também Raquel Fradique vai brindar o melhor veterano com uma obra sua e também Sérgio Feijão com as suas esculturas. A perfumaria Balvera confirma a presença com a oferta de perfumes aos cinco primeiros classificados. Rolls Beer, habitual apoiante das iniciativas de xadrez, brinda os primeiros classificados com a cerveja artesanal.

Sendo o objectivo da oficina divulgar as gentes, cultura, arte e costumes do concelho, foi criado o prémio “Gastronomia”, dando possibilidade, aos três primeiros classificados, de degustar uma refeição no restaurante VINTAGE. Também a Filinata se associou ao evento com os afamados pastéis de nata, que aliciarão as partidas, nas mesas de jogo.

O evento conta também com o designado “Prémio Literário”. Nesse âmbito, José Adalberto, autor de “A Cor do Poema”, oferece livros aos cinco melhor classificados e um ao melhor veterano. A obra conta com ilustrações da pintora pombalense Lídia Carrola.

A Cor do Poema
Prémio Literário: Livro de poemas de José Adalberto, com pinturas de Lídia Carrola
No dia 28 de Abril (data ainda sujeita a confirmação), Pombal será palco de um leilão de arte, com obras de Miguel Bastos, Raquel Fradique (pintura) e Sérgio Feijão (escultura).

O torneio decorrerá a partir das 19horas, nas instalações do Restaurante Taberna Pombalina, na Rua de Leiria, já bem conhecida da família xadrezista pela sua chanfana. No decurso das actividades, estarão disponíveis inúmeros petiscos.

A Oficina Xadrezista & Cultural agradece a Cristiana Moreira Oliveira, proprietária do espaço, pela cedência das instalações para o evento, local onde muito se tem feito pela cultura local.