Carriço com nova imagem criada por Cecília Cardoso

0
1939

Cecília Carreira Cardoso, pós-graduada em Marketing Digital, venceu o concurso promovido pela Junta de Freguesia do Carriço que previa a selecção de um logótipo para o projecto “Carriço: caminhando para um futuro sustentável”.

Orlando Cardoso (texto)

Uma imagem que junta os elementos terra, fogo, ar e água, para além dos símbolos representativos do património natural da freguesia.

Com 33 anos, Cecília Cardoso reside na Guia e trabalha actualmente no departamento de marketing de uma empresa de portas e automatismos, para além de criativa da marca de artesanato “Atelier da Xica”. Conta que teve conhecimento do concurso dinamizado pela autarquia do Carriço “numa visita ocasional ao website da Junta de Freguesia”. “Gostei da temática e comecei a ‘rabiscar’ algumas ideias num papel”, explica, adiantando que se foi “entusiasmando com o resultado que ia tomando” e entendeu que “devia aperfeiçoar e avançar com a proposta”.

Para além de ter procurado contemplar os elementos terra, fogo, ar e água, a licenciada em Comunicação Social e Multimédia incluiu igualmente “elementos chave representativos do património natural da freguesia do Carriço”. É o caso da baleia, que “representa a ‘pérola’ da freguesia, riqueza natural e turística: a praia do Osso da Baleia”, o braço “que sustenta e protege o planeta azul e que se estende formando dunas da praia, que também têm a função de protecção”. “Com a introdução deste elemento humano pretendi também reforçar a ideia de que, a sustentabilidade do planeta e o seu futuro depende de todos nós”, refere.

A imagem ostenta ainda outros elementos, como a água que “representa o mar e as lagoas”, as folhas que “simbolizam a extensa vegetação”, árvores e trilhos “representam a Mata do Urso e os trilhos de São José e da Baleia Verde”, e finalmente o sol, “estrela central do sistema solar, símbolo do calor, energia e vida”, considera.

Cecília Cardoso não esconde o contentamento por ter visto a sua proposta seleccionada. “Achei realmente que tinha conseguido fazer um trabalho que dava resposta ao que era proposto”, realça, adiantando que ficará “ainda mais contente quando o vir aplicado nos diversos materiais promocionais do projecto”.

De acordo com a Junta de Freguesia do Carriço o logótipo pretende divulgar o projecto que tenciona valorizar “activos da freguesia, apostando no ambiente, na educação, no desporto, na juventude, na cultura, na melhoria do espaço público e num amplo conjunto de políticas sociais”.

Notícia publicada na Edição n.º69, de 12 de Novembro