Caravana volta a levar sorrisos para a Guiné

0
1461

Pela terceira vez, a Missão Guiné parte do Castelo de Pombal para 5000 quilómetros de apoio humanitário a um dos países mais pobres do mundo. Até lá, todos podem contribuir, seja com donativos, seja com mão-de-obra.

Missão Guiné
Em 2015, o grupo também partiu do Castelo de Pombal (Foto de Arquivo)

A caravana parte a 4 de Outubro, mas até lá há muito trabalho a fazer, desde a reparação das viaturas oferecidas, até à recolha do máximo de bens possível. Contudo, há que voltar ao início de tudo, para explicar esta iniciativa que começou na sequência de uma viagem que um grupo de amigos fez à Guiné, tendo encontrado um cenário de pobreza extrema. Daí surgiu a ideia da Missão Guiné, uma viagem por sete países, em 5000 mil quilómetros de viagem “para levarmos tudo aquilo que conseguirmos angariar para ajudar o povo guineense, através das Organizações Não Governamentais de lá”, explicou Hélder Costa, aquando da divulgação desta iniciativa, no decorrer das Festas do Bodo.

Há dois anos levaram nove viaturas, no ano passado 13, e este ano já começaram a reparar algumas das viaturas oferecidas, nomeadamente três ambulâncias cedidas pela Câmara Municipal de Pombal e Bombeiros Voluntários de Pombal, que em Portugal já não estão em condições de passar nas inspecções sem que sejam feitas reparações muito dispendiosas. “Estas ambulâncias cá já não servem, mas lá fazem milagres”, sendo que, além das viaturas, há muito mais que pode ser levado, desde material escolar, roupa, material hospitalar, bens alimentares não perecíveis, entre outros. “Tudo aquilo que não faça falta cá, lá faz a diferença”, afirma Hélder Costa, um dos dinamizadores da acção.

Já há alguns pontos de recolha em Pombal (Clube de Ténis de Pombal, Os Amigos da Anita, Criolina Irish Pub) e Albergaria dos Doze (Joaquim Gameiro, Frutas Guapo), que podem vir a aumentar. Quem quiser fazer donativo monetário, também pode fazê-lo pelo IBAN: PT50 0045 3115 4028 1792 68979, e quaisquer informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo email: missaoguine2016@gmail.com.

Ana de Jesus