Caminhada promovida pelo Hospital sensibiliza para a Diabetes

0
267

Com o objectivo de sensibilizar a população para a prevenção e controlo da diabetes, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que integra o Hospital de Distrital de Pombal, organiza uma caminhada, no próximo domingo, 18 de Novembro. O encontro está marcado para as 10h00, com concentração dos participantes junto ao Centro de Saúde de Pombal.
A iniciativa, que assinala o Dia Mundial da Diabetes, é dinamizada pela Unidade Coordenadora e Funcional da Diabetes do CHL, destina-se à comunidade e é de participação gratuita, sendo que  os interessados em participam devem formalizar a sua inscrição através do email: UCFD.pl@arscentro.min-saude.pt.
Antes da partida, “haverá tempo de preparar o corpo para a marcha, com exercícios conduzidos por fisioterapeuta, estando a partida prevista para as 10h30”, revela o CHL em nota de imprensa. O percurso da caminhada, “com um total de cerca de sete quilómetros, passa na ciclovia entre o Barco e o Alto do Cabaço, pela Rua Professor Mota Pinto, pelo edifício da Câmara Municipal, e pela zona desportiva”, seguindo-se uma pausa para almoço partilhado no Parque de Merendas do Açude. O regresso ao centro de saúde está previsto às 13h00.
A diabetes é uma doença crónica, cuja prevenção e controlo depende do conhecimento que se tem da patologia, da manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada, da prática regular de exercício físico, do controlo/monitorização dos níveis de glicemia no sangue, e da toma da medicação, quando prescrita pelo médico.