Câmara investe 100 mil euros para animar o Natal na cidade

0
1696

A cidade vai estar engalanada para viver a tradicional época natalícia. Desde o primeiro dia de Dezembro e até aos Reis, serão promovidas cerca de sete dezenas de actividades. É “O Natal na Cidade” promovido pela Câmara com a parceria de diversas entidades.

De 1 de Dezembro a 7 de Janeiro, a cidade de Pombal vai estar engalanada para viver o Natal com a comunidade. São cerca de 70 acções que serão realizadas, abrangendo várias actividades, num investimento de 100 mil euros por parte da Câmara Municipal de Pombal.
O programa, tornado público na tarde de terça-feira em conferência de imprensa, apresenta-se mais diversificado e com uma maior dimensão em relação aos anos anteriores, como referiu o presidente da autarquia, Diogo Mateus, realçando o envolvimento de vários parceiros como é o caso da Junta de Freguesia de Pombal.
Uma das novidades passa pela instalação de uma pista de gelo, no jardim municipal, que proporcionará “um ambiente de alegria entre famílias”, referiu Diogo Mateus, ao mesmo tempo que receberá os cerca de 3.000 alunos dos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho. Alunos que durante a sua vinda à cidade, passarão ainda pelo Mercado do Livro e da Leitura, outra das novidades do programa “O Natal na Cidade”. Uma feira do livro que decorrerá no jardim municipal, e onde serão realizadas diversas acções de promoção à leitura e encontros com escritores.

Uma terceira novidade do programa de 2016 é a realização das “Tasquinhas com Sabor a Natal” que juntarão seis associações e dois restaurantes. Destaque, ainda, para a realização de espectáculos musicais, como é o caso do grupo “Ala dos Namorados” (dia 10 de Dezembro) e de Tiago Bettencourt (dia 17), e de um concerto de Ano Novo pela Orquestra Clássica do Centro, com o Coral Polifónico do Oeste e Coro Infantil, Juvenil e Adulto de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, no dia 2 de Janeiro de 2017, no Teatro-Cine.
Diogo Mateus destacou, ainda, a realização, mais uma vez, da exposição “Pombal tem mais árvores de Natal”, pelos diversos espaços verdes da cidade. Um evento dirigido a escola e instituições de solidariedade social do concelho e que este ano contará com 53 participantes. Por outro lado, as lojas da zona histórica da cidade serão decoradas com 40 presépios cedidos pelo Museu de Arte Popular de Pombal, constituindo, assim, a “Rota dos Presépios”.
À semelhança do que aconteceu no ano transacto, a cidade receberá dois concertos com o “Carrilhão LVSITANVS”, à tarde e à noite do dia 1 de Dezembro, bem como o tradicional desfile de Pais Natal pelas ruas da cidade, na tarde de domingo 18 de Dezembro, que deverá contar com mais de um milhar de participantes. No mesmo dia, às 18 horas na Igreja do Cardal, terá lugar um Concerto de Natal com o Coro Municipal Marquês de Pombal, Coro do Orfeão de Paços de Ferreira e Coro do Orfeão de Viseu.


Apesar de não ter estado representada na conferência de imprensa da passada terça-feira, a Associação Comercial e de Serviços de Pombal é, mais uma vez, parceira do município no programa “O Natal na Cidade”, tendo a seu cargo a instalação de alcatifa vermelha pelas ruas comerciais da cidade, este ano com mais 500 metros lineares em relação ao ano anterior. Um incremento que acontecerá, igualmente, com a instalação de iluminação decorativa em mais artérias do centro urbano de Pombal.
Para Diogo Mateus, estão reunidas as condições para atrair mais visitantes à cidade, proporcionando momentos de convívio, de confraternização e de alegria. Mas também uma oportunidade para dinamizar a actividade comercial e de impulsionar os pequenos empreendedores, que poderão recorrer ao Mercado de Natal instalado no Jardim do Cardal.
“Estou encantado com o programa”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Pombal, considerando tratar-se de um “cartaz fantástico”. Sendo assim, Nascimento Lopes espera que “todo o concelho venha à cidade” durante o próximo mês.

Orlando Cardoso