Câmara abre as portas para comemorar revolução

0
3755
Câmara promove Dia Aberto
A abertura dos serviços municipais à população em geral é uma iniciativa inédita

A Câmara Municipal de Pombal abre hoje as suas portas, numa iniciativa que pretende dar a conhecer o interior e o funcionamento dos serviços municipais. “Uma forma diferente de assinalar os 40 anos do Poder Local Democrático”, afirma a autarquia.
A iniciativa insere-se nas comemorações do 25 de Abril de 1974, e decorrerá através de visitas organizadas em grupos de aproximadamente 20 elementos, têm a duração de uma hora e meia e com início às 9h30 de segunda-feira, sendo o ponto de encontro nos Claustros do Edifício dos Paços do Concelho.
Ainda hoje, a partir das 15 horas, terá lugar o primeiro Parlamento dos Jovens de Pombal, destinado a jovens alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário ou profissional que estudem no concelho.
“Esta iniciativa que ocorre no ano em que se assinalam os 40 anos do Poder Local Democrático e que é dinamizada pelos pelouros da Juventude e Educação, e com a colaboração do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), destina-se a jovens/alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário ou profissional que estudem no concelho de Pombal e vai ao encontro da política d e proximidade e de transparência que o município tem incutido na sua política gestionária”, refere a autarquia.
Ainda segundo a Câmara Municipal, “motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valorizando a sua participação informada, na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres de cidadão, sensibilizar os jovens para as questões do Poder Local, incentivar o interesse pela participação cívica na definição de politicas municipais e aproximar os jovens dos eleitos locais”, são alguns dos objectivos do Parlamento dos Jovens de Pombal, que terá como tema “O meu concelho precisa de…”.
Entretanto, “O futuro e a transparência no Poder Local” é o tema do debate que irá decorrer na terça-feira, pelas 11 horas, no Café Concerto, como forma de evocar a revolução do 25 de Abril.
Moderado por Luís Marques, ex-administrador e director-geral da SIC, natural de Abiul, o debate contará com as participações de Nunes Liberato, antigo Chefe da Casa Civil da Presidência da República e ex-secretário de Estado da Administração e do Ordenamento do Território, bem como da investigadora Teresa Ruel, coordenadora científica do Índice de Transparência Municipal.
O dia iniciar-se-á com uma arruada pela Filarmónica Artística Pombalense, o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho e uma evocação a Salgueiro Maia, junto do busto de homenagem ao antigo Capitão de Abril.

Partilhar
Artigo anteriorJorge Claro apresenta hoje candidatura à Câmara
Próximo artigoInauguração da 4ª edição do Mercado Medieval de Pombal
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.