Bodo das Castanhas atrai à região com tasquinhas, desporto e animação

0
398

Castanhas, passeio de carros clássicos, petiscos tradicionais, concentração de caravanistas, magia, e muita animação, é assim que a freguesia de Vermoil se prepara para receber mais uma edição do secular Bodo das Castanhas. Certame realiza-se de 26 a 28 de Outubro, em Vermoil.

A Junta de Freguesia de Vermoil, com o apoio do Município de Pombal, realiza nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, mais uma edição do Bodo das Castanhas, Feira Secular de Frutos Secos e Tasquinhas. Cheio de história e de tradição o evento dispensa apresentações e atrai à região milhares de visitantes, vindos de vários pontos do país, e até de outros países. A concentração de caravanistas é um dos motivos pela qual se juntam tantos curiosos em Vermoil, o passeio de carros clássicos, a prova de BTT, ou a procura de frutos secos são outras das atracções do certame.
Para Carlos Santos, presidente da Junta de Freguesa de Vermoil, acredita que principal segredo para o sucesso do certame “é o empenho e a dedicação das nossas associações que conseguem atrair mais gente”. O autarca afirma que as “associações são a alma” do evento, com a dinamização das “tasquinhas, que mostram a excelente gastronomia da região”.
A comandar os destinos da freguesia pelo primeiro ano, apesar anteriormente já exercer o cargo de Secretário neste órgão autárquico, o autarca garante que “evento apresenta moldes semelhantes” aos que a organização já nos habituou, sendo que “existem sempre coisas a melhorar”, até porque o “objectivo é que o Bodo das Castanhas continue a crescer em dimensão e em notoriedade”.
As tasquinhas servem os petiscos típicos da região, os produtores trazem as tão aguardadas castanhas, e outros frutos secos, a criançada pode aproveitar o dia para participar em diversas actividades, no âmbito da programação do Bodo Alta.Mente, e há tempo para um ‘pé de dança’, ou assistir a um espectáculo de magia, que promete surpreender pequenos e graúdos.
Assim, a abertura do Bodo das Castanhas está marcado para as 18:00 de sexta-feira, 26 de Outubro, seguindo-se a abertura das Tasquinhas, a tradicional Missa Comunitária, que se realiza na Igreja ‘Velha’ de Vermoil, actuação da Filarmónica Vermoilense, e o baile animado por Graciano Ricardo.
No sábado, 27 de Outubro, o certame abre portas às 12 horas, algumas horas depois da concentração, e passeio, de veículos clássicos, e das provas de Rádio Modelismo. Durante a tarde é esperada muita animação com a actuação de “acordeonistas da região” e com a realização do apetitoso “magusto popular”. A noite inicia-se com a participação do mágico David Sousa, “o ilusionista português mais premiado internacionalmente”, e termina com a actuação de Raúl Alves e a sua Banda.
Para o último dia de festejos está reservada uma manhã especial, com a realização da secular feira de frutos secos, à qual se junta uma grande feira de diversos produtos e artesanato, ainda antes da hora de almoço realiza-se a 12.ª edição da prova de BTT, com as Tasquinhas a abrirem portas às 12h00. Durante a tarde actua o Rancho Folclórico dos Matos da Ranha, antes disso há espaço para animação e rua, com a apresentação do grupo “Os Porta da Traição”. Pelas 19h00 arranca o baile ao som de Zézita, e o certame encerra portas às 23h00.
Este é um evento, “que nasce da vontade de muitos voluntários, que em grande espirito associativo, conseguem erguer uma grande festa”, revela o autarca, enquanto apela à participação de todos. Afinal, um evento desta dimensão só se faz com público, e quem não gosta de umas castanhas ‘quentes e boas’?

BTT sem “tralhos” mas com muita animação

Nem só de festa se faz o Bodo das Castanhas em Vermoil, prova disso é o XII Raid BTTralhos, que se realiza a 28 de Outubro e percorre trilhos, caminhos rurais, públicos e estradas do da freguesia de Vermoil, e que se estende a outros pontos do concelho de Pombal.
Com um percurso de 45 quilómetros, o raid cronometrado tem uma dificuldade física e técnica alta, para quem gosta e pratica esta modalidade afincadamente. Para os menos aventureiros ou com menos resistência a organização está a preparar também um passeio todo-o-terreno em bicicleta com uma distância de 30 quilómetros e de dificuldade média.
A inscrição nas provas tem um custo de nove euros e incluí a participação no evento, reforço, lembranças, seguro, banhos e lavagem de “bikes”. Para participar nestas provas, os atletas devem fazer a sua inscrição em www.facebook.com/bttralhos.team até 26 de Outubro. Para os mais distraídos, ou menos organizados, a inscrição também pode ser feita no dia da prova, sendo que o valor passa da inscrição passa a 10 euros. A organização tem prémios por escalão.
A abertura do secretariado faz-se às 07:30, junto ao campo de futebol de Vermoil e a partida está marcada para as 9h15, depois de todos os atletas passarem pelo posto de controlo.

Radiomodelismo: adrenalina em miniatura

Jipes, rallys, crawlers, buggys, drones, aviões e big foots, tudo em tamanho reduzido, mas capaz de provocar picos de adrenalina aos aficionados do radiomodelismo. É assim que se celebra o segundo aniversário do VermoCrawler, Spot de radiomodelismo de Vermoil. A organização está a preparar um evento, que integra, também, as celebrações do Bodo das Castanhas, e que se realiza nos dias 27 e 28 de Outubro.
No primeiro dia de festejos, estão previstas diversas actividades, como o passeio Scale, de Jipes, e a abertura das pistas 1/10 TT, 1/8 TT, Rally e Trial. Os participantes vão ter, ainda, oportunidade de participar nos Jogos tradicionais, assistir a uma performance acrobática, a cargo da AcroPombal, ou cantar os parabéns à associação. Mais tarde, está a agendada uma “queimada celta”, e o passeio nocturno de Sacle “Até se aguentarem…” arranca às 23h00.
No domingo, 28 de Outubro, o check-in faz-se a partir das 9h00, os treinos Rally RC 1/10, iniciam-se meia hora mais tarde, e pelas 10h00 arranca o início da prova de Rally RC 4×4. O almoço faz-se em convívio, com um delicioso grelhado misto, para dar continuação às provas realizadas durante a manhã. A entrega de prémios está agendada para as 16h30, bem como o sorteio de rifas. O certame encerra pelas 18h00, sendo que a organização avança já com a data do próximo evento, marcado para 16 de Dezembro.
Durante o evento, toas as pistas e trilhos estarão abertas aos apaixonados da modalidade, que podem aproveitar para experimentar as suas máquinas.

 

 

Partilhar
Artigo anteriorNova colisão frontal volta a matar ao Km 34 do IC8
Próximo artigoFachonet inaugura novo centro de formação
Nasceu em 1985, estudou Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra e participou num curso de formação em Jornalismo e Crítica Musical. Passa os dias a ouvir música, adora assistir a concertos e sonha viajar pelo mundo com uma mochila às costas.