Banhista resgatado do mar no Osso da Baleia

0
3329

Um homem foi resgatado com êxito da praia do Osso da Baleia, no dia 9 deste mês, depois de ter pedido ajuda para sair do mar. A operação envolveu os nadadores salvadores e elementos do corpo de bombeiros de Pombal, apoiados por uma moto de água. À chegada ao areal, o banhista acabou mesmo por desmaiar.
Apesar do aparato, tratou-se de um simulacro com o objectivo de “testar os recursos materiais e de pessoal que se encontram na praia” da freguesia do Carriço, adiantou o comandante da Capitania do Porto da Figueira da Foz, Silva Rocha, outra das entidades envolvidas na iniciativa. “O exercício consistia em fazer o salvamento de um náufrago consciente, mas que desmaiou à saída da água. Apesar da parte simulada, foram testados, em complemento ao próprio salvamento, os recursos do posto de socorro que se encontra aqui na praia e dos bombeiros que aqui prestam serviço”, explica aquele responsável. A primeira fase terminou com o transporte do náufrago, imobilizado num plano rígido, tendo sido testadas todas as fases do salvamento até à sua evacuação.
Já numa segunda fase, o náufrago foi transportado para lá da zona de rebentação, mas, neste caso, o nadador-salvador precisou de ajuda para retirar o banhista, por se encontrar distante do areal.
Testados os meios, o comandante considera que os banhistas “podem estar muito descansados”, uma vez que os recursos de praia existentes no Osso da Baleia fazem desta uma das estâncias com os melhores planos de segurança integrados.
Nesta operação estiveram envolvidas aquela Capitania, o Instituto de Socorros a Náufragos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal e o Serviço Municipal de Protecção Civil.