Artesanato e tasquinhas na Ilha durante quatro dias

0
756

É o regresso das conhecidas “Tasquinhas da Ilha”, evento que junta a gastronomia da região, o artesanato e as actividades económicas, com o objectivo de, em conjunto, promoverem a identidade local e, também, a própria região. Realizam-se entre 30 de Agosto e 2 de Setembro.

A Ilha, que integra a União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca vai estar em festa a partir de 30 de Agosto, e vão ser quatro dias, e quatro noites, de muita animação, convívio e tradição.
A contar a 23.ª edição, o certame é promovido pela União de Freguesias do oeste e, como habitualmente, espera ser visitado por milhares de pessoas, sempre desejosas de apreciar a gastronomia da região e, também, ansiosas por conhecer a evolução do artesanato local. Meia centena de expositores são aguardados nas “Tasquinhas da Ilha”.
“A organização está a correr bem. Consideramos que os prazos estão a ser cumpridos dentro do plano estratégico traçado e temos condições reunidas para que possamos dar continuidade a um evento que assumiu uma grandeza considerável e que nós queremos potenciar” explica Gonçalo Ramos, autarca.
Num evento com este índice de grandeza, “as dificuldades são sempre parte integrante, o que é normal”, e “o facto de serem as primeiras Tasquinhas que organizamos responderia por si, contudo, talvez faça sentido apontar os timings que temos de cumprir com a contratação da animação, a montagem do espaço e a disponibilização de recursos humanos e financeiros que têm, naturalmente, que estar sempre afectos”. Mas as dificuldades fazem parte de qualquer processo do género e “nós cá estaremos para as ultrapassar”, garante.
Gonçalo Ramos fala ainda sobre a posição que “assumimos desde o início”, em que “num primeiro ano, não alteraríamos de forma considerável a estrutura de um evento que vem sendo um sucesso nos últimos anos”. Ainda assim, “há sempre alguns aspectos que admitimos alterar sem prejuízo da festa”, e no que diz respeito a novidades “passam, por exemplo, pela recolocação estrutural, funcional e estratégica do espaço afecto à animação do DJ o que confinará ainda no embelezamento do recinto, a criação de um novo espaço denominado FEIR´ILHA onde os produtores da Ilha poderão promover os seus produtos locais”, uma componente desportiva reforçada “com uma prova de Btt e uma caminhada que a junta de freguesia organiza em parceria com a Inércia, e um espaço de lazer destinado aos mais novos”.
A festa faz-se com um orçamento que ronda os 25 mil euros, e nas Tasquinhas da Ilha há um artista que já é um ‘marco’, Canário e Amigos, volta a subir ao palco, e a organização explica que “voltámos a contratar pelo sucesso que vem garantindo ao longo dos últimos anos”. Contudo a animação é “variada, recheada, e com a qualidade que pretendemos numa oferta que responde às várias gerações que teremos a participar na festa ao longo destes 4 dias”
Haverá ainda espaço para a “XXXIII Gala Nacional de Folclore”, que será uma das “principais atracções numa demonstração clara do melhor da nossa tradição e da nossa cultura”. E porque é também “um dos nossos objectivos teremos ainda animação com “a prata da casa” onde bandas, associações, artistas e djs locais” ficam encarregues de animar os visitantes.
O evento começa na quinta-feira à noite, e logo com a presença de um nome sonante no panorama da música popular portuguesa – Augusto Canário & Amigos. A Filarmónica Ilhense também actuará no dia inaugural do certame.
Até domingo, quem visitar o evento pode, ainda, participar numa prova de BTT ou na caminhada, conhecer o artesanato tradicional da região e a assistir a espectáculos musicais, com a tarde de sábado a ser reservada à habitual “Gala Nacional de Folclore”, espectáculo em que participarão os ranchos Etno-Popular da Ilha, Ceifeirinhas do Vale Mesio (Lousada), Grupo Folclórico da Região de Arganil, e o Rancho Folclórico ‘Rosa do Lena’ (Batalha).
Para o último dia das “Tasquinhas da Ilha”, reserva animação vespertina com o “Trio Zé Manta”, o grupo local “Semibreves”, Filarmónica da Guia, e termina com baile.

Passeio BTT promove percursos da Ilha

A prova Passeio BTT integrada na edição de 2018 “Tasquinhas da Ilha” é organizada pela Inercia Sport Club com a colaboração da União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca.
A prova realiza-se no domingo, 2 de Setembro, a partir das 09h00. A abertura da box para a linha de partida é às 08h40, pelo que se aconselha que os participantes estejam presentes com uma hora de antecedência no local de partida. A concentração terá lugar no Largo da Igreja da Ilha, local onde decorrem as tasquinhas e onde funcionará toda a logística associada ao evento, nomeadamente secretariado, partida e chegada. Não há limite de inscrições.
A prova terá 3 percursos, um mais longo, de 45 quilómetros, o de intensidade média, com 30 quilómetros e um mais curto, com 15 quilómetros de distância. E é disputado nos escalões de Maratona: Geral, Juniores, Elites, Masters A, Masters B e Masters C, e Geral Feminino; e de Meia Maratona, com Geral e Geral Feminino. As inscrições são efectuadas exclusivamente on-line através do site www.recordepessoal.pt, e a data limite para garantir a presença é até ao próximo dia 29 de Agosto, no entanto, serão admitidas inscrições no dia da prova.