Aplicações sensibilizam para malefícios associados ao consumo de droga

0
1947

No âmbito do Programa Like Saúde – Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependentes, o Instituto D. João V desenvolveu duas aplicações móveis que têm como objectivo principal alertar para os riscos das substâncias psicoactivas, e consequentemente prevenir o seu consumo.


Cada uma dessas aplicações apresenta conteúdos específicos para alunos e para as famílias, de forma a informar e sensibilizar toda a comunidade educativa, e envolvente, dos malefícios associados ao consumo de droga.
Durante a apresentação destas novas plataformas, que decorreu a 13 de Março, Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, salientou a importância e “a força do trabalho conjunto e da boa articulação dos diversos serviços”, que permite que “os cerca de 1700 alunos, que são alvo deste projecto, vão paulatinamente sentido os seus efeitos”.
Este é “um trabalho muito complexo”, que está a ser desenvolvido por “gente que sabe”, mas que segundo o autarca, aplica estes conhecimentos “de uma forma muito apelativa”, para que os jovens e menos jovens se sintam à vontade para utilizar as aplicações e que retirem delas o máximo partido.
Apesar de se tratar de “um investimento municipal que não tem expressão” significativa, o programa responde a uma necessidade de “de habilitar as pessoas para a prevenção”.
É de relembrar que o Programa Like Saúde foi lançado em 2015, com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa, ao longo do percurso escolar dos alunos, para os riscos do consumo de substâncias psicoactivas, como o álcool, o tabaco e outras drogas, alertando-a para a necessidade de promoção e manutenção de uma vida saudável, alertando para as consequências do uso de drogas e os seus efeitos ao nível da integridade física e psíquica dos jovens.
Para o futuro está previsto o desenvolvimento de outro aplicativo com as mesmas características, mas adaptado aos mais pequenos, para que comecem desde cedo a familiarizar-se com estas problemáticas.