António Rocha Quaresma é Profissional de Mérito

0
1919

António Rocha Quaresma recebeu o reconhecimento do Rotary de Pombal, clube que ajudou a fundar há 32 anos.

Perante mais de 120 pessoas, o farmacêutico recebeu, no dia 29 de Janeiro, o diploma de Profissional de Mérito e o título Paul Harris, uma das maiores distinções do movimento rotário.

Com 68 anos, Rocha Quaresma tem uma vida profissional na área da farmácia, tendo seguido o negócio dos seus pais. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Farmácias, chegando a ser delegado distrital de Leiria. Por outro lado, o farmacêutico tem o seu nome ligado a diversas instituições e colectividades de Pombal, como é o caso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Filarmónica Artística Pombalense, Cercipom, Santa Casa da Misericórdia e Sporting Clube de Pombal, para além de ter criado o Rugby Clube de Pombal. Foi, ainda, presidente da Assembleia Municipal de Pombal durante dois mandatos autárquicos.

Rotary_Homenagem Rocha Quaresma (3)
Anabela Jacinto, Rocha Quaresma, a esposa e Armindo Carolino

No entanto, foi a sua “conduta de amor ao próximo” e de “amizade para com quem o rodeia” que levou o Rotary Clube de Pombal a prestar-lhe homenagem. No entender de Nelson Pedrosa, presidente daquele clube, Rocha Quaresma “ao longo da sua vida profissional tem mantido uma intervenção na comunidade largamente reconhecida pelos pombalenses”.

O farmacêutico não só tem sido um “benemérito anónimo” de várias colectividades e instituições, como tem ajudado, igualmente, cidadãos, quer a título particular, quer através do Rotary, sendo disso exemplo o patrocínio de várias bolsas de estudo atribuídas a estudantes do ensino superior.

Na ocasião, António Rocha Quaresma começou por enaltecer os outros profissionais pombalenses distinguidos ao longo os 32 anos de existência do clube rotário, tendo traçado alguns episódios relacionados com a sua actividade, “fazendo com que a profissão fosse digna”. “Tive a sorte de nascer no meio de empregados”, disse o homenageado, adiantando: “fui aprendendo o que aprendi na universidade”, acrescentando que “quando nós gostamos da profissão, tornamo-nos bons profissionais”.

Quanto à sua missão de ajudar os outros, o farmacêutico foi peremptório ao afirmar que ainda hoje dá aos outros sem pensar em si. E, deixou uma garantia “Estarei sempre para servir os outros”.

António Rocha Quaresma recebeu, ainda, uma lembrança que lhe foi entregue, igualmente em jeito de homenagem, por parte de Anabela Jacinto, da Casa da Amizade do Rotary de Pombal.

A anteceder aquela homenagem, que contou com a participação do Coro Municipal Marquês de Pombal e do quinteto de flautas da Filarmónica Artística Pombalense, o Rotary deu a conhecer a sua organização, missão e projectos em curso. Para tal, contou com a participação de Armindo Lopes Carolino, membro do clube e antigo governador do distrito rotário, e dos convidados António Simões Pinto e Jorge Amaral, membros dos clubes de Estarreja e Senhora da Hora, respectivamente.

Ao iniciar a sua intervenção, Armindo Carolino recordou o companheiro de clube, Reinaldo Serrano, recentemente distinguido com o título de Sócio Honorário, tornando-se no primeiro rotário a receber aquele reconhecimento.

Ao dar a conhecimento o que é e qual as acções do movimento rotário, Carolino enalteceu a actividade desenvolvida em prol da comunidade, num princípio de “dádiva”. “A comunidade tem a obrigação de trazer ao Rotary o caso e a nossa obrigação é encontrar a solução e os meios”, disse.

Orlando Cardoso (texto e foto)