Ansião quer envolver todos nas festas do concelho

0
1661

O presidente da Câmara Municipal de Ansião pretende que todos os ansianenses se sintam envolvidos nas Festas do Concelho que irão decorrer até domingo. Daí que a autarquia, como entidade máxima da organização, tivesse preparado um programa que envolve as várias colectividades do concelho.

Orlando Cardoso (texto)

“As festas seguem o seu formato habitual dando enfoque como sendo as festas de todo o concelho”, afirma o social-democrata Rui Rocha.

Seguindo a mesma linha de investimento dos anos anteriores, as festas apresentam um orçamento a rondar os 65 mil euros, com o autarca a considerar que a redução de custos implementada “há alguns anos” levou a uma poupança de cerca de 50 por cento em relação ao que acontecia no passado.

Os festejos têm o seu epicentro na Mata Municipal, mas com motivos de interesse em vários outros locais da vida. Ontem, primeiro dia de festa, e cumprindo a tradição, a noite foi dedicada às bandas de garagem do concelho, com a Mostra de Música Moderna a acontecer a partir das 21:30 horas. Pelo palco actuaram “Marca Branca”, “Iron Soul”, “Outliners”, “Dama e os Vagabundos”, “Blitz”, para além do grupo “antonio” oriundos da Alemanha.

Hoje, pelas 18 horas, terá lugar a sessão solene de abertura das festas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, presidida pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, a quem Rui Rocha pretende afirmar que Ansião está a viver “um tempo novo” com um “paradigma diferente” em termos de gestão autárquica. Daí que irá apresentar ao governante alguns projectos “pioneiros e inovadores” desenvolvidos no município, como é o caso de uma plataforma para smartphones, a criação de postos de atendimentos municipais nas juntas de freguesia e um novo vídeo promocional do território.

Seguir-se-á a inauguração da Mostra de Actividades de Ansião, constituída por cerca de 70 expositores, com uma “aposta nos produtos endógeneos” que caracterizam o concelho, revela o autarca. Entretanto, a Piscina Municipal assinala o seu 8º aniversário com a realização do festival “Os Meus Mergulhos”. Será inaugurada, também, uma exposição, no Centro Cultural de Ansião, e ali próximo, no Pavilhão Gimnodesportivo, a equipa de Futsal do Sporting Clube de Portugal defronta a equipa da Associação São João. O serão será preenchido com a peça de teatro “Nem Louco, Nem Morto”, pelo Teatro Olimpo, e pela actuação da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecíclia. O ponto alto da noite acontecerá no Campo da Mata quando os “D.A.M.A.” subirem ao palco. A noite prossegue com baile abrilhantado pelo “SóRitmo”.

No sábado, realiza-se no Mercado Municipal a secular Feira dos Poceiros e, a partir das 15:30 horas, a Biblioteca Municipal comemora o seu 23º aniversário com o espectáculo “Às Avessas”, de poesia e teatro para a infância. Pelas 17:00 horas é apresentado no Auditório Municipal o livro “Retalhos de Pousaflores”, de António Simões e, às 19:00 horas, no mesmo local, é apresentado o livro “Leiria e Democracia – Publicação Regional evocativa do 25 de Abril de 1974- Testemunhos”, pela coordenadora da obra, a deputada (PSD) Laura Esperança. A partir das 20:00 horas, acontece a disputa do 1º Troféu de Futsal Município de Ansião entre o Sporting Clube de Portugal e o Fundão. À noite terá lugar a final do concurso de talentos “Encant’Ansião”, apresentado por Diamantina Rodrigues. Um baile com “Pôpo & Banda” completa a noite.

O programa de domingo inicia-se às 15:00 horas com a apresentação do livro “De Soslaio”, de António MR Martins, seguindo-se a do livro “O Papão”, de Filipe Antunes dos Santos. Acontece depois um festival de folclore na Praça do Município, com a presença do Rancho Flores da Serra, da Lagoa Parada, Rancho Folclórico de Pousaflores, Rancho Infantil da Lagoa Parada e Grupo Folclórico dos Flamengos- Açores. À noite, pelas 21:30 horas, actua na Mata Municipal o Grupo de Cantares Sons do Vale, também dos Açores, bem como a Banda da Filarmónica Ansianense de Santa Cecília. Para as 23:30 horas está marcado o concerto de Paulo Gonzo, no Campo da Mata. As Festas do Concelho de Ansião 2015 encerram com um baile popular.

“Estão reunidas as condições para termos uma grande afluência de público durante os quatro dias”, afirma Rui Rocha.

À distância de um clique

Rui Rocha vai aproveitar a visita do ministro Miguel Poiares Maduro para lhe dar a conhecer um dos mais recentes projectos desenvolvidos pelo município: a aplicação móvel para smartphones. Um conjunto de instrumentos que permitirá aos munícipes comunicar directamente com a autarquia, a vários níveis, permitindo mais proximidade e um melhor serviço prestado. “Os munícipes poderão transmitir aos serviços ocorrências, reclamações e sugestões, assim como enviar uma imagem solicitando a intervenção rápida dos serviços na resolução da ocorrência”, revela o autarca. Por outro lado, serão fornecidas várias informações úteis como as farmácias de serviço, acesso ao Orçamento Participativo, balcão único e assuntos relacionados com água e saneamento.

Por outro lado, a aplicação disponibiliza, ainda, uma vasta informação sobre o concelho dirigida aos não residentes. “Através da aplicação qualquer pessoa poderá planear a sua visita e estadia, consultar a nossa agenda cultural mas também escolhendo um percurso pedestre, um restaurante ou um local onde dormir”, refere Rui Rocha, adiantando que “poderá, ainda, conhecer o nosso artesanato e planear as suas compras, além de obter um conhecimento mais profundo sobre um concelho que, cada vez mais, importa descobrir”.