Ansião divulga costumes e tradições

0
2026

Centro de Negócios é palco da 6ª edição do certame que valoriza saberes e sabores da região em torno do maciço calcário de Sicó. Há expositores, tasquinhas e animação até domingo.

O salão de exposições do Centro de Negócios de Ansião, no parque empresarial do Camporês, acolhe a partir de amanhã e até domingo a 6ª edição da Mostra Gastronómica Sabores de Ansião.
Orientada para a promoção da cultura, produtos e sabores populares, a mostra gastronómica conta, ao longo dos três dias, com a presença de cerca de duas dezenas de expositores onde assumem destaque vários produtos endógenos e demonstrativos das especificidades do maciço de Sicó. Entre eles estão o mel, o queijo, o vinho, os licores, os doces tradicionais, o pão ou as geleias.
A par dos expositores, as tasquinhas são outro dos grandes actractivos do certame. Os restaurantes vão marcar presença em representação de cada uma das juntas de freguesia do concelho, disponibilizando ementas regionais e alicerçadas nas tradições locais. As couves com cominhos, a cacholada, o bacalhau com batatas a murro ou o cabrito de Sicó assado são apenas alguns dos exemplos dos pratos que os visitantes ali poderão encontrar e degustar.
Paralelamente aos prazeres da boa mesa, o programa de animação acompanha estes três dias. A mostra gastronómica abre ao público pelas 19h00 do dia 17 e, às 21h30, apresenta-se a Rancho Folclórico de Pousaflores. Na noite do sábado, dia 18, novamente às 21h30, é a Orquestra Ligeira de Ansião a levar ao Centro de Negócios o seu tributo à Canção Portuguesa. A animação prossegue na tarde de domingo, dia 19, com a presença do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião, às 14h00, do Rancho Folclórico Margaridas da Serra, às 16h00, e da banda da Sociedade Filarmónica Avelarense, às 18h00.
Animação, gastronomia e autenticidade são portanto os ingredientes principais desta 6ª Mostra Gastronómica Sabores de Ansião que visa, mais uma vez, contribuir para a divulgação e preservação dos costumes e sabores de toda a região em torno do maciço calcário de Sicó.