Veado provoca acidente no IC8

0
3140

O dia 19 de Dezembro, quinta-feira, ficou marcado por um acidente entre um “ligeiro de passageiros e um veado que morreu no local”. Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), a ocorrência deu-se ao quilómetro 72.990 do IC8, via sob o encargo da Ascendi. A empresa confirmou o ocorrido, “do qual resultaram danos na viatura” envolvida. Ao Pombal Jornal, respondeu que “conforme procedimento, o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) foi chamado ao local, tendo dado indicações para proceder em conformidade”.

Se por um lado a empresa afirma que “este tipo de ocorrências é muito raro”, por outro, o Médico Veterinário Municipal de Ansião e Alvaiázere garante que “são pouco vulgares estas situações em que se dão acidentes com animais do porte de veados ou de javalis, mas não são raras”. Carlos Tomaz explica ainda que o animal “foi enterrado pelos serviços da Ascendi em local próximo do sítio onde se deu a ocorrência”.

O veterinário falou ao Pombal Jornal sobre a aproximação de veados e javalis às zonas de habitação, explicando que a destruição do habitat destas espécies, bem como a diminuição da actividade agrícola, podem estar na origem do fenómeno. Destaque para o alerta dado relativamente aos perigos zoo-sanitários e de saúde pública inerentes.

Leia mais na edição impressa.