Abiul recebe Núcleo Residencial da JSD

0
2247

O primeiro Núcleo da JSD foi criado na freguesia perdida pelo PSD para o CDS-PP nas últimas eleições autárquicas.

A Juventude Social Democrata (JSD) de Pombal criou no passado dia 11 o seu primeiro Núcleo Residencial, um projecto “delineado pela anterior comissão política liderada pelo Renato Guardado”, recorda Pedro Brilhante. Com a criação de Núcleos Residenciais, a JSD pretende alargar a sua “intervenção política às freguesias”, esclarece. Segundo o líder daquela estrutura, os naturais das freguesias são a melhor fonte para identificar propostas a ser defendidas e apresentadas pelos jovens social-democratas para esses territórios: “Através do principal palco político de freguesia, a Assembleia de Freguesia, pretendemos que os membros da JSD com assento nas mesmas ou na qualidade de público, apresentem as ideias, as propostas e os projectos da JSD para esses territórios. A postura da JSD na sua abordagem aos Núcleos será a mesma imprimida pela concelhia, construtiva”.

A primeira célula foi criada na freguesia perdida pelo PSD para o CDS-PP nas últimas eleições autárquicas. O Núcleo de Abiul da JSD Pombal tem como presidente Marco Mendes, residente em Gesteira e militante daquela juventude partidária há cerca de dois anos. Do seu ponto de vista, a criação do Núcleo, que conta com cerca de 40 elementos, “é importante porque é necessário descentralizar a JSD concelhia, trazendo a sua ideologia política para junto da freguesia”, afirmou. “Considero que a JSD tem de estar mais perto dos jovens” porque “é fulcral desmistificar a visão quotidiana da política”. Marco Mendes destaca que o Núcleo terá um papel activo ao “incentivar os jovens de Abiul a participar na vida política e associativa da sua freguesia, através de propostas bem elaboradas e fundamentadas”, que serão apresentadas às entidades governativas do concelho. “Não basta apontar o dedo e criticar, é preciso arregaçar as mangas e pôr mãos à obra”, refere. Com Tiago Barros como vice-presidente e Isabelle Ferreira no cargo de secretária-geral, conclui dizendo que “só lutando pela nossa terra para que possamos ter óptimas condições de habitabilidade é que nós, jovens de hoje e idosos de amanhã, poderemos cá viver com algum conforto e dignidade”.

Além das eleições e da tomada de posse do Núcleo, naquele dia a JSD promoveu uma formação sobre o funcionamento dos órgãos autárquicos de freguesia pela voz do presidente, vice-presidente e secretário-geral da concelhia, Pedro Brilhante, João Antunes Santos e Nuno Carrasqueira, respectivamente. Seguiu-se um jantar que reuniu cerca de 80 pessoas e o convívio prosseguiu no bar Seca Pipas. O presidente da JSD de Pombal revelou-se satisfeito com “a abertura demonstrada por Abiul e pelos abiulenses ao surgimento deste Núcleo da JSD, reflectida na presença e participação de ex-autarcas desta freguesia nas actividades, e também dos membros do actual executivo da Junta de Freguesia, que marcaram presença na formação e no jantar”.