A mais antiga barbearia de Pombal reabriu

0
3524

A antiga Barbearia Ramos reabriu pela mão de Elídio Neves, que trabalha na actividade há duas décadas e cuja família é inteiramente ligada ao cabeleireiro e à estética. Actualizado, o espaço chama-se agora Barbearia Nova’Ramos e promete manter viva a tradição do atendimento exclusivamente no masculino.

No Largo 5 de Outubro, entre a zona histórica da cidade e os Paços do Concelho, a estreita porta dá acesso ao conceito de barbearia clássica com toques de modernidade. Bem localizada, a Barbearia Nova’Ramos é um estabelecimento apelativo, que apesar de ter sido remodelado mantém a alma de um espaço quase centenário. Além disso, conta com um dos melhores profissionais do concelho, Elídio Neves, que aos 37 anos já passou por Leiria e por Coimbra, onde mantém outro espaço em funcionamento.

A Nova’Ramos pertence a um familiar, João Gouveia, emigrante na Alemanha. A abertura ficou a cargo de Elídio, que considera essencial preencher a lacuna que existia neste mercado: “A cidade estava carenciada nesta área”, afirma. “A cidade tem crescido, os barbeiros que havia faleceram e apesar de existirem muitos cabeleireiros unissexo, não existia o conceito masculino do barbeiro. Este é actualmente o único espaço com um conceito exclusivo para homens”, refere. “A casa tem clientela feita”, pelo que os dois barbeiros e o assistente não terão mãos a medir para o trabalho que se espera. A Barbearia Nova’Ramos não se limita à oferta de qualidade superior em corte masculino, mas presta uma variedade de serviços que têm em conta a população pombalense: “Estamos num concelho com uma população muito envelhecida”, sublinha Elídio Neves. É por esse motivo que a Nova’Ramos faz cortes de cabelo ao domicílio, em hospitais ou lares para idosos: “Temos facilidade na deslocação, sempre fiz esse tipo de trabalho e não encarece o serviço prestado”, garante.

“Somos uma casa aberta a qualquer tipo de cidadão; desde o mais carenciado até ao mais rico, atendo todos os tipos de pessoa”, declara o barbeiro. Para desfazer a barba à navalha ou cortar o cabelo, com preços entre os 6,5 euros e os 8, a Barbearia Nova’Ramos é o espaço pombalense dedicado ao universo masculino por excelência.

Ana Rendall Tomaz