400 idosos participam em concurso de perucas

0
2468

O aniversário da morte de Sebastião José de Carvalho e Melo comemora-se no dia 8 de Maio e é essa a razão para que Maio seja o mês do Marquês.

As iniciativas para celebrar a vida e a obra da icónica figura são várias e não passam despercebidas: os chapéus de chuva decorados por utentes de instituições do concelho, que dão sombra a duas das artérias do centro histórico, a fazer lembrar as sombrinhas utilizadas pelas damas da corte no século XVIII, ou a concentração de cerca de 400 idosos na praça Marquês de Pombal na passada Quinta-feira, que levou 22 perucas pombalinas a concurso, integram as comemorações de “Maio: mês do Marquês”.

A criatividade e a animação marcaram presença no coração da cidade, numa tarde divertida para os utentes das mais de 20 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que participaram. Sinal de estatuto social na época em que eram usados, os exemplares que desfilaram pela praça foram elaborados pelas IPSS do concelho, à semelhança do que aconteceu no evento promovido pelo Município de Pombal no ano passado, em que os chapéus foram o centro das atenções. Catarina Silva, vereadora, explicou tratar-se de uma iniciativa da divisão de Acção Social da Câmara Municipal e do Museu Marquês de Pombal que cumpre o objectivo de dinamizar a zona histórica através do envolvimento da comunidade. As perucas serão “distribuídas pelas lojas que se associaram” para serem submetidas à avaliação de um júri constituído por elementos da Câmara Municipal de Pombal e por um cabeleireiro. “No dia 25 de Julho, Sexta-feira de Bodo, será anunciado o vencedor”.